terça-feira, 25 de junho de 2013

REDUÇÃO DE TARIFA DE ÔNIBUS EM CASTRO

MOBILIZAÇÃO

Reinaldo atrela redução de tarifa a desoneração do ICMS.

Prefeito explicou que queda em R$ 0,15 depende do governo estadual. 

Como o prometido na sexta-feira (21), o Reinaldo Cardoso (MD) se reuniu por mais de duas horas com três representantes locais do Grupo Verás que um Filho Teu não Foge à Luta, no prédio da antiga Câmara Municipal. Acompanhado de seu vice, Marcos Bertolini; do secretário de Governo, Ricardo Cardoso Filho; do secretário de Desenvolvimento Urbano, Jaime Pusch, e da secretária de Segurança Pública, Regina Iezak, o prefeito informou que a passagem de ônibus não tem alta no valor há dois anos e que pode até reduzir a tarifa em R$ 0,15 desde que o governador Beto Richa inclua Castro no plano de isenção do ICMS sobre o óleo diesel, determinada em maio.

“Nós conversamos com a empresa concessionária, eles aceitaram reduzir o valor nos quinze centavos desde que haja realmente a isenção de imposto em cima do óleo diesel, anunciada pelo Beto (Richa). Ou seja, não depende somente da Prefeitura”, explicou Dr. Reinaldo. A notícia foi recebida com entusiasmo pelo grupo. O prefeito estará em Curitiba, nesta quarta-feira (26
), quando tentará encaminhar o pedido de inclusão de Castro no plano de isenção.

fonte: Reinaldo Cardoso/Pref Mun Castro

segunda-feira, 24 de junho de 2013

HOSPITAL ANNA FIORILLO TERÁ NOVO GESTOR A PARTIR DE JULHO

Crdito_Claudia_CarneiroReuniaorepresentantesHospitlal_EvangelicoAnnaFiorillo_1_19-06-2013

Uma comissão formada por representantes do governo municipal, do Hospital Evangélico e da Benificiência Camiliana do Sul trabalhará até dia 30 para discutir a forma como se dará a transição entre a atual gestão do Hospital Ana Fiorillo Menarim e a nova administração. A troca de gestores vai durar todo o mês de julho. 

O anúncio foi feito prefeito Reinaldo Cardoso (MD), na última quarta-feira (19), como resultado da reunião ocorrida na tarde de terça-feira, entre o vice, Marcos Bertolini; a secretária de Saúde, Eliana Selmer, e representantes do Hospital Evangélico e da São Camilo.

“A reunião foi justamente para tratar de que maneira se dará a transição entre as duas administrações, a saída da São Camilo e a chegada do pessoal do Hospital Evangélico”, comentou o prefeito, dizendo que durante o mês de julho a administração do hospital estará vivendo essa transição. Ainda segundo o prefeito, essa semana, os departamentos jurídicos do governo municipal e do Hospital Evangélico estão fazendo os últimos ajustes no convênio que oficializará a transferência da gestão. “A ordem é para que não haja impasse jurídico e que a mudança na administração do hospital seja consolidada sem problemas e o mais breve possível”, acrescentou Reinaldo.

O prefeito também garantiu que está acordado com os novos administradores que a maioria dos funcionários do hospital Anna Fiorillo será aproveitada. “Os que já são funcionários terão preferência na hora das contratações, até para não gerar prejuízo nos serviços prestados”, justificou Dr. Reinaldo.

Fonte: http://www.castro.pr.gov.br

sexta-feira, 14 de junho de 2013

APROVADO TERMO DE CONVÊNIO ENTRE O MUNICÍPIO DE CASTRO E A ASSOCIAÇÃO PRESBITERIANA VALE DA ESPERANÇA



A Câmara Municipal de Castro realizou na tarde desta quarta-feira, 12, às 14 horas, a segunda sessão ordinária de junho.

Durante sessão foi aprovado em discussão única, o projeto de decreto legislativo que referenda termo de convênio que entre si celebram o Município de Castro e a Associação Presbiteriana Vale da Esperança.

Clique na imagem para ampliar: Lei nº2436/2011
O Vereador Gerson Sutil demonstrou sua enorme satisfação em ver este grande sonho sendo concretizado. A APVE sempre foi assunto de suas preposições desde o primeiro mandato, inclusive foi o autor do Projeto de Lei que Declara de Utilidade Publica esta Associação (http://www.camaracastro.pr.gov.br/interlegis.php?id=3819) .





Gerson Sutil considera este convênio uma grande conquista não só para a APVE , como também para a comunidade em geral, pois com mais recursos a entidade poderá realizar o belíssimo trabalho junto aos dependentes químicos na Chácara Vale da Esperança com mais qualidade. Sem dúvida o Município só tem a ganhar investindo em entidades como esta que auxiliam as autoridades e órgãos públicos em relação aos problemas sociais, principalmente na recuperação de dependentes de drogras, é um trabalho árduo e requer muita dedicação.

SAIBA MAIS SOBRE A ASSOCIAÇÃO PRESBITERIANA VALE DA ESPERANÇA:

A Associação tem por finalidade o objetivo de prestar assistência, em regime de internato ou não, promovendo a comunidade, a educação, saúde, segurança alimentar, nutricional, ensino bíblico, cursos profissionalizantes, combate a pobreza, apoio e recuperação de pessoas que se encontram dependentes de produtos químicos como bebidas, drogas, alucinógenos etc., desde que haja intenção do dependente ou dos familiares em seu restabelecimento, de preferência são atendidas famílias carentes, sem distinção de cor, raça, sexo, ou credo religioso; conscientização da população em geral quanto às conseqüências maléficas causadas pelo uso de produtos tóxicos, com a finalidade de colaborar com os poderes públicos, para o seu restabelecimento e reintegração social.
O objetivo é trabalhar o aspecto espiritual, motivacional e criar condições através de atividades, palestras motivacionais, educação espiritual, enfim gerar condições para que os dependentes possam gradativamente abandonar o vício e voltar à vida comum, reintegrados a sociedade e a família.

Vereador apresenta indicações a pedido da Associação de Moradores da Castrolanda.

No dia 4 de junho a Associação de Moradores da Colônia Castrolanda realizou uma reunião com todos os associados e contou com a participação do Vereador Gerson Sutil, na ocasião os moradores apontaram diversos problemas e solicitaram melhorias referentes ao bem-estar de toda a comunidade.

Na tarde da quarta-feira (12), durante a 2ª Sessão Ordinária do mês de junho realizada na Câmara Municipal de Castro, Sutil apresentou 3 indicações as quais solicitavam: criação de academia ao ar livre na Colônia Castrolanda, prestação de serviço de limpeza das ruas da Colônia Castrolanda e policiamento e a prestação de serviços da Guarda Municipal nos diversos eventos realizados na Colônia Castrolanda. 


As indicações foram encaminhadas para o Prefeito Municipal, ao Secretário Municipal de Esportes, à Secretária Municipal de Obras e Serviços Públicos, à Secretária Municipal de Segurança Pública e ao Comandante da 3ª Companhia do 1º Batalhão da Polícia Militar.

Nas justificativas o vereador Gerson Sutil ressaltou que estes pedidos tem por base a reivindicação de todos os moradores da comunidade, desta forma solicitou o apoio de todos para garantir que os moradores tenham mais saúde, segurança, conforto e bem-estar.

 

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Gerson sutil faz sugestão de lei que isenta o pagamento do IPTU para portadores de Câncer

Na tarde desta quarta-feira durante a realização da 1ª sessão ordinária do mês de junho, o vereador Gerson Sutil apresentou uma indicação a qual sugere elaboração de Projeto de lei, que prevê isentar os portadores de câncer do pagamento do IPTU e de todas as taxas que digam respeito à pessoa física do contribuinte. 

Em sua justificativa o vereador diz que o câncer é hoje um grande problema de saúde pública tanto nos países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento. As estatísticas mundiais mostram que a cada ano, milhões de novos casos são diagnosticados e a doença muda radicalmente à vida dos doentes e de toda a sua família.

São inúmeras as leis já aprovadas no país, e que instituem direitos de toda ordem, inclusive isenções de pagamento de tributos, por exemplo: Aposentadoria por Invalidez, Saque do FGTS, Saque do PIS, Auxílio doença - Licença para tratamento de saúde concedido ao segurado do INSS, Isenção do Imposto de Renda na aposentadoria, Isenção do ICMS na compra de veículos adaptados, Isenção de IPI na Compra de veículos adaptados, etc. 

O vereador ainda destaca que atualmente a isenção do IPTU depende única e exclusivamente de cada Prefeitura, temos exemplos de várias Cidades em todo o Brasil que já preveem, em sua Lei Orgânica, isenção do IPTU para pessoas portadoras de doença crônica, segundo critérios estabelecidos por cada Prefeitura. 

Gerson cita o PLP 432/2008 que está aguardando Parecer da Comissão de Finanças e Tributação (CFT) no Congresso Nacional que acrescenta dispositivo à Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966, que "Dispõe sobre o Sistema Tributário Nacional e institui normas gerais de direito tributário aplicáveis à União, Estados e Municípios", que “Isenta os portadores de doenças graves do pagamento do IPTU - Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana.”

Somente quem convive com portadores de doenças do porte do câncer sabe o quanto, medidas como esta podem ser úteis aos portadores e à sua família. Pelos motivos expostos, contamos com a colaboração da Prefeitura Municipal de Castro, para realizar estudos para apurar a viabilidade deste projeto.