CARREIRA POLÍTICA





Gerson Sutil ingressou na carreira política em 2003, pela iniciativa de um grupo de pastores evangélicos da cidade. Participava juntamente com o Pastor da Igreja Presbiteriana das reuniões do Conselho de Ministros Evangélicos de Castro (Comec) e partiu daí a ideia de ter alguém para representá-los na administração pública. "Comecei a amadurecer essa possibilidade e surgiu mais um motivo: a comunidade de Castrolanda, uma colônia que era esquecida", conta.

Filiou-se ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) e já em 2004 concorreu a uma vaga na Câmara, porém, sem êxito. Entretanto, em 2008 venceu as eleições com 918 votos, em 2012 foi reeleito com 1004 votos. Ele enfatiza que o incentivo de muitas pessoas, tanto do meio evangélico como da Educação, setor em que estava envolvido, já que ocupou a presidência do Conselho Fundeb, foi fundamental para se tornar vereador.

Seu trabalho no Legislativo castrense é voltado à Educação e a comunidade evangélica, procurando apoiar diretamente os pastores da cidade. O interior do município também é uma das preocupações do vereador. Ele procura trazer as reclamações e sugestões diretamente ao Executivo. Para isso, sempre que possível participa ativamente de reuniões de associações de bairros.

Em 2014 Gerson Sutil a Câmara Municipal de Castro realizou no dia 09 de dezembro, às 14 horas, sessão extraordinária para eleição da mesa diretiva da Casa de Leis para o biênio 2015/2016. 

A única chapa inscrita para o pleito recebeu o nome de “Dr. Ricardo Nardi Cardoso” e foi composta pelo vereador Gerson Sutil (PSB) no cargo de Presidente, Itari Cropolato (PSL) como Vice-Presidente, e na 1ª e 2ª Secretarias, respectivamente, as vereadoras Maria de Fátima Barth Antão Castro (PMDB) e Aline Sleutjes Roberto (PSDC). 

Colocada em votação a chapa foi eleita por unanimidade de votos e declarada automaticamente empossada pelo atual Presidente.

Atualmente o Vereador Gerson Sutil é o Presidente da casa, onde exerce funções legislativas presidindo o Plenário, orientando e dirigindo o processo legislativo, promulga leis, decretos legislativos e resoluções e exerce atividades administrativas, dirigindo o funcionalismo da Câmara. 

Um dos principais projetos de lei de autoria do vereador é o que trata da instituição do feriado municipal do Dia do Evangélico. "Sou principal apoiador para trazer eventos com artistas de renome nacional no meio Gospel, para as comemorações da data", diz. Ele destaca também diversas conquistas através de requerimentos junto a educação municipal e estadual, como a informatização das escolas do município, trazendo laboratórios de informática, e a aquisição de quadras esportivas para as instituições de ensino estaduais. Outra preocupação do vereador é em relação à manutenção das estradas rurais.

Sutil cita ainda o fortalecimento e a regulamentação da Associação dos Transportes de Escolares e Turistas de Castro como uma das principais ações de sua vereança. Além de ter apresentado o Projeto de Lei que declara de utilidade pública a entidade.

Para Sutil, a vida pública é gratificante quando consegue atender aos pedidos da população e por isso a parceria com Executivo é muito importante. "Fico triste quando não consigo atender a necessidade de um cidadão, porque eles sempre estão perto do vereador", comenta.