O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) divulgou a lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. O Paraná tem sete nomes entre os 'cabeças', como são conhecidos os parlamentares que, segundo o DIAP, conseguem se diferenciar dos demais pela capacidade de conduzir debates, negociações e articulações políticas.
Dois deputados paranaenses foram citados como articuladores: o advogado Osmar Serraglio (PMDB), hoje vice-líder do governo na Câmara e o professor Rubens Bueno (PPS). Os outros cinco nomes elencados são classificados como debatedores: os senadores Alvaro Dias (PSDB) e Roberto Requião (PMDB), e os deputados Abelardo Lupion (DEM), André Vargas (PT) e Dr. Rosinha (PT).
Para a classificação e definição dos nomes que lideram o processo legislativo, o DIAP adotou critérios qualitativos e quantitativos que incluem aspectos institucionais (posto hierárquico), reputacionais (juízo que pessoas fazem sobre determinado ator político) e decisionais (capacidade de liderar e influenciar escolhas).
Foram entrevistados deputados e senadores, assessores das duas Casas do Congresso, jornalistas, cientistas e analistas políticos.
(Com informações BondeNews Política - www.bonde.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário