No último Domingo (11), a Câmara Municipal de Castro realizou no Teatro Bento Mossurunga a décima segunda sessão solene de outorga do título"Castrense que Brilha". Os homenageados este ano foram, Luiz Carlos Ramos - Doutor em Ciências da Religião, Ulisses Galetto - Músico e Mestre e Doutorando em História e Cornélia Jessica Moreira Manes - Advogada e Mestra em Ciências Políticas, a querida Castrense que brilha que o Vereador Gerson Sutil prestou sua homenagem.
Cornelia nasceu no ano de 1952, filha de Maria da Conceição Moreira Manes, castrense e Gemico Aldo Luigi Manes, italiano da Calábria, que veio ao Brasil logo após a 2ª Guerra Mundial.
Cornelia precisou trabalhar desde cedo. Dessa forma, aos 12 anos de idade, passou a auxiliar sua mãe nos trabalhos na confecção que tinham em casa.
Aos 16 anos começou a trabalhar, pela manhã, na Câmara dos Deputados, em Brasília, como secretária particular do Deputado Peixoto Filho, e à tarde estudava. Como se não bastasse toda a ocupação que tinha ao longo do dia, à noite continuava a ajudar sua mãe em casa com trabalhos manuais. Mas trabalhar de segunda a sexta, ainda não era o bastante, por isso, aos finais de semana, dava aulas particulares de recuperação aos filhos dos vizinhos. Cornelia iniciou o curso de Direito no UNICEUB, concluindo-o na Universidade Fluminense. A essa época, trabalhava pela manhã, como bolsista, na Faculdade; trabalhava como secretária na Câmara, no período da tarde; e estudava à noite. Ao chegar em casa, nada de descanso, ainda encontrava tempo e disposição para ajudar a sua mãe com as tarefas.
Assim a nossa homenageada justifica o fato de não conseguir dormir mais do que quatro horas por noite.
Apesar de toda a correria, todo o tempo da juventude trabalhando, não carrega consigo qualquer mágoa ou rancor, pois acredita que pôde aproveitar em sua quase totalidade a adolescência e juventude; fosse fazendo amizades, namorando, dançando, brincando e, sempre, tentando ser feliz. Não bastasse toda essa história fantástica de vida, ainda é preciso comentar toda a vida profissional da Senhora Cornelia:
Estudou o Primário no Colégio São José, aqui em Castro;
O Ginásio no Colégio Estadual Major Vespasiano Carneiro de Mello;
O Segundo Grau na Escola Normal Nossa Senhora de Fátima, em Brasília.
Formou-se em Direito na Universidade Federal Fluminense, em Niterói – RJ;
E em Relações Internacionais no Centro Universitário Euroamericano, em Brasília – DF.
Possui, ainda, alguns cursos de extensão que precisam ser mencionados:
- História da Arte e da Cultura Italiana, pela Universidade de Catanzzaro, Itália;
- Direito Internacional Público, pela Universidade de Coimbra, em Portugal;
- Relações Internacionais Rússia – Latinoamérica, pela Universidade de Moscou, na Rússia;
- Direito Processual Civil, pelo Instituto Processus de Cultura Jurídica, em Brasília.e
Não bastasse tudo isso, é Mestre em Ciências Políticas com ênfase em Direitos Humanos, pelo Centro Universitário UNIEURO, de Brasília.
Poderíamos passar horas relatando todas as atividades que a Senhora Cornelia já desenvolveu ao longo de sua vida, mas, pelo breve esboço que foi exposto, isso não será preciso. A competência, dedicação e cuidado com que projetou sua vida, elevou-a à categoria de estrela, e uma estrela castrense, com muito orgulho!!!
Termino com uma frase de Bertold Bretch, que, acredito, traduz, o sentimento de nós, castrenses, pela Senhora Cornelia:
"Existem homens que lutam um dia e são bons; existem outros que lutam um ano e são melhores; existem aqueles que lutam muitos anos e são muito bons. Porém, existem os que lutam toda a vida. Estes são os imprescindíveis."
Acredite, Senhora Cornelia, por todo seu exemplo de vida, a Senhora é IMPRESCINDÍVEL!
Nenhum comentário:
Postar um comentário