quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Vereadores homenageiam Colégio Agrícola pelos seus 80 anos

                  

A quarta sessão ordinária do corrente mês teve início às 14 horas desta quarta-feira, dia 25, na Câmara Municipal de Castro. Logo após a aprovação da ata o encontro foi suspenso por alguns minutos para entrega de placa de Voto de Congratulações ao Colégio Estadual de Educação Profissional Olegário Macedo, homenagem alusiva aos seus 80 anos de existência.
O requerimento solicitando a contemplação da unidade com o Voto foi apresentado pelo Vereador Presidente, Gerson Sutil (PSB), e aprovado por unanimidade na sessão de 18 de novembro. Antes da entrega da placa a vereadora Aline Sleutjes Roberto (PSDC) falou em nome da Câmara e lembrou das mudanças pelas quais a instituição passou ao longo de sua jornada e de sua importância na história de Castro e dos munícipes que lá estudaram. “Não temos dúvidas de que o Colégio Agrícola Olegário Macedo transformou e deu esperança à vida de muitos jovens nestes 80 anos e, portanto, esta homenagem é mais que merecida”, frisou Aline. Gerson Sutil completou: “entregamos esta placa como reconhecimento e gratidão ao trabalho desenvolvido pelo Colégio Agrícola, e desejamos muitos anos de vida para a instituição”.
HISTÓRICO


         O CEEPOM de Castro popularmente conhecido como “Colégio Agrícola”, surgiu em 1935 com o nome de Escola de Trabalhadores Rurais Olegário Macedo de Castro, sendo regulamentada pelo Decreto nº 7.762 de 03 de dezembro de 1938. Nesta Escola era ministrado o Ensino de Grau Primário, com duração de quatro anos, cumprindo ao mesmo tempo um preparo do ensino elementar rural de caráter prático. Uma vez demonstrada aptidão para a lavoura, os alunos eram transferidos para a Escola de Trabalhadores Rurais “Dr. Carlos Cavalcanti” do Bacacheri – Curitiba, onde se matriculava no Curso profissional de trabalhadores. Desde 1935 o CEEPOM passou por várias transformações, que elevaram a qualidade de ensino oferecendo ao mesmo tempo mais oportunidade aos alunos e à região mão de obra qualificada.
         No ano de 1960 a Escola primária foi transformada em Escola Agrícola de Grau Médio. Em janeiro de 1963 tornou-se em Centro de Treinamento de Professores de Nível Médio e após um ano em Escola de Preparação Pré-Ginasial, em 21 de janeiro de 1965, a Escola de Preparação Pré Ginasial é transformada em Ginásio Agrícola. Dois anos depois passa a denominação de Ginásio Agrícola para Ginásio Estadual Olegário Macedo.
Este Ginásio ate 31/12/1972 pertencia a Secretaria da Agricultura. À partir de 01/01/1973, passou para a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, subordinado ao Departamento de Ensino de Segundo Grau, em 01 de março de 1979 teve inicio o Curso de segundo grau com habilitação Técnico em Agropecuária, e em agosto de 1980 passou a funcionar o Colégio Olegário Macedo, em 1981 formou-se a ultima turma do curso ginasial. No início do ano de 1982 foi reconhecido o curso de segundo grau com habilitação em Agropecuária. Em dezembro de 1984 foi autorizado o funcionamento do Curso Complementação dos Estudos em Agropecuária. Num período transitório dois cursos foram ofertados: Técnico em Produção Agrícola e Técnico em Produção Pecuária, com inicio em fevereiro em 1989 e termino em maio de 2001.
No ano 2000 foi autorizado o funcionamento dos Cursos Técnico em Produção Agrícola com ênfase em Agricultura Sustentável e Técnica em Produção Pecuária com ênfase em Bovinocultura de Leite, destinado aos alunos egressos do Ensino Médio ou equivalente, sendo feito através de matrícula por disciplina. A cada módulo concluído o aluno recebeu o certificado de qualificação profissional de Técnico em Produção Agrícola com ênfase em Agricultura sustentável e Técnico em Produção Pecuária com ênfase em Bovinocultura de Leite.
E finalmente conforme Resolução nº 24187/01, publicada no Diário Oficial, o Colégio Agrícola Estadual Olegário Macedo passou a denominar Centro Estadual de Educação Profissional Olegário Macedo.
À partir de fevereiro de 2004 iniciaram-se o Curso Técnico em Agropecuária nas seguintes modalidades: Integrado e Subsequente, dois anos depois foi autorizado o funcionamento do Curso Técnico em Agropecuária Subsequente ao Ensino Médio com oferta presencial. A resolução nº 927/06 autoriza o funcionamento do Curso Técnico Agropecuário integrado ao Ensino Médio, com duração de três anos.

Em 2011 o CEEPOM passou a ofertar os cursos de: Técnico em Meio Ambiente e Técnico Agroindústria com duração de um ano e seis meses. Estes cursos atendem atualmente alunos dos Municípios de Castro, Pirai do Sul e Carambeí.

HOMENAGEM


O vereador Presidente relata em seu Requerimento que o  histórico do CEEPOM  revela uma jornada repleta de grandes conquistas que são fruto de muito trabalho e dedicação ao longo do tempo, o vereador registra votos de elevada consideração e apreço à todas as pessoas que fazem parte da família “Olegário Macedo”. Segundo Gerson "comemorar os 80 anos de história desta instituição é um grande encontro de integração que afirma a certeza de que o CEEPOM é o conjunto de diretores, técnicos, professores, alunos e suas famílias e todos os funcionários."
Sutil encerra sua homenagem afirmando que "nesta celebração existe a certeza de que “o todo é mais que a soma das partes”; é a relação que une as partes e as faz construírem o todo. É a convicção de que a força do CEEPOM será sempre produto da força das relações interpessoais."  

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

“Saudação à Bandeira”- Escolas e alunos recebem certificados


Na tarde desta quarta-feira, dia 18 de novembro, a Câmara Municipal de Castro realizou a terceira sessão ordinária do mês. Logo no início da reunião, após a leitura e aprovação da ata, a mesma foi suspensa para a realização de entrega de certificados a instituições de ensino e alunos que participaram do projeto, promovido pela Casa, “Saudação à Bandeira” 2015.

O Presidente da Casa, Gerson Sutil (PSB), ressaltou no início da solenidade que o projeto integra as ações da Câmara que visam despertar na comunidade o interesse pelos trabalhos da Câmara. Além disso, Sutil explicou que para participar as instituições de ensino foram convidadas a promover um concurso interno de redações, crônicas e poemas que homenageassem a Bandeira Nacional ou Municipal, e a enviar os trabalhos escolhidos à Câmara. Estas saudações são lidas no decorrer do ano pelos vereadores a cada última sessão ordinária do mês.
Nove escolas participaram e enviaram textos de 24 alunos, são elas: Escola Municipal Doutor Linneu Madureira Novaes, Doutor Vicente Machado, do Guararema, Professor Bernardo Litzinger, Professora Dalila Ayres e da Vila do Rosário; Colégios Estaduais Professora Maria Aparecida Nisgoski e do Campo Professora Fabiana Pimentel, e o Colégio Sesi-Unidade Castro.


Como hoje é comemorado o Dia da Bandeira Nacional e conforme previsão regimental, a última Saudação à Bandeira de 2015 foi realizada logo após a certificação dos alunos, mediante sorteio. Foi sorteado o nome da aluna Sthéfani Dos Santos da Cruz da Escola Municipal Professora Dalila Ayres e a própria estudante realizou a leitura na tribuna.
O Presidente encerrou agradecendo a todos que acolheram a proposta e pediu uma salva de palmas às escolas e alunos participantes.

Sessão Ordinária- Vereadores questionam Município sobre acessibilidade


Retomados os trabalhos da sessão, e realizada a leitura do expediente, passou-se para ordem do dia, momento em que os vereadores aprovaram em votação única 11 requerimentos. Em um destes documentos todos os parlamentares da Casa solicitam ao Prefeito Municipal, que envie informações relacionadas às políticas públicas adotadas pelo Município em relação a acessibilidade. Neste arquivo os parlamentares questionam quais as medidas e providências serão tomadas pelo Executivo visando a adequação do espaço urbano e dos edifícios públicos às necessidades de inclusão de toda a população.
O Presidente, Gerson Sutil (PSB), é autor de matéria em que requer Voto de Congratulações ao Centro Estadual de Educação Profissional Olegário de Macedo em homenagem aos 80 anos de sua fundação. Aline Sleutjes Roberto (PSDC) solicita que a Vigilância Sanitária realize estudos para verificar a viabilidade de castração de animais que possuem tutores, visando diminuir efetivamente o número de animais nas ruas por meio do cumprimento de critérios específicos.
Também passou por votação em turno único o projeto de decreto legislativo n° 08/2015 que concede isenção de pagamento de débitos relativos às parcelas de aquisição de casa à Senhora Sônia de Fátima Pereira da Silva.
Para passar por segunda votação em plenário constavam na pauta duas proposições. O projeto de lei n° 158/2015, que autoriza a participação do Município de Castro-PR no Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos foi aprovado por unanimidade e segue para sanção do Prefeito Municipal. Já a proposta n° 167/2015, que autoriza o Chefe do Poder Executivo a alienar lotes urbanos, recebeu pedido de vistas da vereadora Aline Sleutjes e foi retirado da ordem do dia pelo Presidente.
Em plenário foram apresentadas cinco indicações dos legisladores. Gerson Sutil solicita a urgente instalação de Poço Artesiano na localidade de Olho D’Água das Grutas.
A próxima sessão ordinária acontece na Casa de Leis, às 14 horas, da quarta-feira, dia 25 de novembro.
                   
                                    Extraordinária- Orçamento para 2016 passa por primeira votação

Às 16h30 foi realizada sessão extraordinária para deliberação dos vereadores acerca do projeto de lei n° 164/2015, que estima a receita e fixa a despesa para o exercício financeiro do próximo ano em R$ 171.177.415,00.
Foram apresentadas duas emendas à proposta. A primeira, de ordem redacional, corrige erros constantes no lançamento dos valores transcritos dos anexos para a redação do projeto. A segunda, de autoria do Presidente da Casa, Gerson Sutil (PSB) e assinada por todos os vereadores, modifica itens do anexo 02, que dispõe sobre a natureza das despesas segundo as categorias econômicas, diminuindo valores antes destinados às Secretarias Municipais de Indústria, Comércio e Turismo, de Obras e Serviços Públicos, de Governo, e de Administração, e aumentando valores a serem aplicados na Secretaria Municipal de Saúde, no tocante a infraestrutura e logística, manutenção da gestão do SUS e desenvolvimento das atividades da atenção básica.
As emendas foram aprovadas pela unanimidade dos vereadores presentes e o projeto, com as emendas, aprovado por cinco votos a um, sendo contrário o voto do vereador Joel Elias Fadel (PSDB).
A matéria volta a ser discutida e votada na próxima semana em sessão extraordinária, na quarta-feira, dia 25, às 16h30.

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

CASTRO INAUGURA PROCON MUNICIPAL



Na tarde de ontem, 12 de novembro, foi inaugurado mais um PROCON no Paraná, no município de Castro, região dos Campos Gerais e ficará vinculada à Procuradoria Geral do Município.


O coordenador Mário Francisco Miranda fala sobre a importância de cumprir a Defesa do Consumidor no município, que tem 75 mil habitantes. “Próximo das comemorações natalinas, o consumidor poderá contar com os serviços em uma época do ano em que o consumo aumenta bastante”.

Para a Diretora do PROCON-PR, Claudia Silvano, a criação de um órgão de defesa do consumidor municipal é mais um passo para o exercício da cidadania.

O Endereço é Rua major Otavio Novaes, 578 – 84165-230, Centro. 
Horário de funcionamento: 9 h às 16 h.

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Aprovado projeto da Ficha Limpa e do Nepotismo para o Legislativo


Os vereadores da Câmara Municipal de Castro reuniram-se na tarde desta quarta-feira, dia 11 de novembro, para a realização da segunda sessão ordinária do corrente mês. Foi aprovado neste encontro, após passar por segunda discussão em plenário, o projeto de lei n° 172/2015, de autoria da vereadora Aline Sleutjes Roberto (PSDC), com apoio do Presidente Gerson Sutil (PSB), e dos parlamentares Itari Cropolato (PSL), Joel Elias Fadel (PSDB), José Otávio Nocera (PMDB), Luiz Cezar Canha Ferreira (PSL), Maria de Fátima Barth Antão Castro (PMDB) e de Regiane Batista Severino (PRB), que estabelece restrições para nomeação de cargo de comissão e função de confiança no âmbito do Poder Legislativo Municipal.

Visando proteger a probidade e moralidade administrativa da Casa de Leis, os principais pontos da proposta são: exigência de ficha limpa aos servidores que exercem cargo de confiança, ampliação da proibição de contratação de servidores para cargo em comissão a parentes dos legisladores em linha reta ou colateral, ou afim, e da nomeação, pela Câmara, de parentes do prefeito, vice ou secretários, em até 4° grau.

Também foram apreciados pela segunda vez o projeto de lei n° 176, assinado pelo Presidente da Casa, vereador Gerson Sutil (PSB), que declara de Utilidade Pública a Associação dos Transportadores de Escolares e Turistas de Castro, e a proposição n° 177, que denomina de Fernando Ribas Taques o edifício da Câmara Municipal, apresentada pelo vereador Joel Fadel, com apoio de Gerson Sutil, Aline Sleutjes, Itari Cropolato, Luiz Cezar Ferreira, Maria de Fátima Barth Antão Castro e Paulo Cesar Farias (PPS). Os três documentos seguem para a sanção do Prefeito Municipal.

Em turno único os edis avaliaram seis matérias, um projeto de lei, dois de decreto e três requerimentos. A proposta de lei, do Executivo Municipal, o autoriza a abrir crédito adicional suplementar no valor de R$ 44.2015,34, a serem apropriados na Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos para assegurar despesas com a manutenção de prédios e veículos públicos. Dos dois projetos de Decreto Legislativo, um recebeu pedido de vistas pelo vereador Luiz Cezar Canha Ferreira e foi retirado da ordem do dia. Já o segundo foi colocado em votação e referenda termo de Convênio entre o Município e a Associação de Assistência Social de Castrolanda.

Passaram por primeira votação em plenário os projetos que autorizam o Município a participar do Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos junto às cidades vizinhas de Carambeí e Piraí do Sul, e a alienar lotes urbanos localizados nos bairros Jardim Bailly, Morada do Sol IV e Jardim das Araucárias III. Esta última matéria foi aprovada com emenda aditiva apresentada pelas Comissões Permanentes de Constituição e Justiça e de Finanças e Orçamento, que acrescenta um parágrafo limitando a aquisição a um lote por pessoa interessada no respectivo processo licitatório. Aprovados, os projetos passam por nova análise na próxima sessão.

Foram lidas em plenário oito indicações dos legisladores apontando necessidades da cidade. O Presidente Gerson Sutil, pede providência urgente na Rua Germano Magnani. Em virtude dos pedidos realizados por moradores e da péssima situação desta via, o que pode-se incluir um grande buraco formado em frente de uma residência, é que o vereador solicita o pronto atendimento da Secretaria para que possam verificar o local e estudar a melhor forma de resolver o problema.

A próxima reunião ordinária acontece na Casa de Leis, no dia 18 de novembro, às 14 horas.