segunda-feira, 30 de março de 2015

CASTRO É DESTAQUE NA PRODUÇÃO DE LEITE - Matéria Divulgada no Jornal da Manhã - 28/03/2015

Hans Jan Groenwold, de Castro, foi o mais bem colocado entre os produtores da região

CASTRO É DESTAQUE NA PRODUÇÃO DE LEITE

Os associados das cooperativas Capal, Batavo e Castrolanda tiveram o maior número de fornecedores do produto no ranking com  14 fazendas. Os 100 maiores produtores em 2014 apresentaram produção média de 15.161 litros por dia, 9,4% a mais do que em 2013
O Levantamento Top 100, iniciativa do site MilkPoint, colocou os Campos Gerais em destaque dentro do cenário nacional da produção de leite. Os associados das cooperativas Capal, Batavo e Castrolanda tiveram o maior número de fornecedores do produto no ranking com 14 fazendas. Em seguida, com 12 fornecedores cada, Itambé e Danone dividiram a segunda colocação entre os laticínios.
Os 100 maiores produtores em 2014 apresentaram produção média de 15.161 litros por dia, 9,4% a mais do que os 100 maiores de 2013. Tal quantidade é mais que o dobro da apresentada no primeiro Top 100, em 2001, quando a produção média foi de 6.544 litros por dia.
Apesar da queda da 11ª para a 12ª posição no novo levantamento, Hans Jan Groenwold, de Castro, foi o mais bem colocado entre os produtores da região. A 13ª posição ficou para outro castrense, Albertus Frederik Wolters, que caiu da 8ª posição obtida em 2013. Quem apresentou crescimento no ranking foi o produtor Lucas Rabbers, também de Castro, que pulou da 20ª posição para a 18ª colocação.
Na sequência vieram os produtores da região Maurício Greidanus (Carambeí, 21ª colocação); Agropecuária Régia (Palmeira, 25ª colocação); William Ferdinand van der Goot (Arapoti, 30ª colocação); Roberto Sleutjes (Castro, 34ª colocação); Jan Johannes de Boer (Castro, 43ª colocação); Raul Fernando Los (Castro, 44ª colocação); Carlos Augusto Delezuk (Carambeí, 45ª colocação); Jan Noordegraf (Arapoti, 63ª colocação); Jan Wilem e Marika Salomons (Arapoti, 73ª colocação); Marius Bronkhorst (Arapoti, 75ª colocação); Armando de Paula Carvalho Filho (Castro, 77 ª colocação). Por fim, na 97ª posição está o Centro de Treinamento para Pecuarista de Castro.
A raça holandesa permanece como a mais utilizada nas propriedades, estando presente em 70 fazendas, mesma quantidade do levantamento anterior. A raça Girolando e outros mestiços com grau variado de sangue aumentou sua presença de 39 para 44 propriedades no Top 100. Dentre os 100 maiores produtores de leite, 29 utilizam mais de uma raça na propriedade.
A pesquisa contou com duas fases. A primeira, um levantamento preliminar, e a segunda uma checagem e autorização para publicação.
Objetivos da pesquisa
O Levantamento Top 100 é uma iniciativa do site MilkPoint, realizado pela primeira vez em 2001, visando conhecer quais eram e aonde se localizavam os maiores produtores de leite do Brasil, suprindo uma lacuna de informação existente no setor e permitindo que se acompanhasse, no âmbito dos grandes produtores, as alterações da chamada “geografia do leite no país”. Para esse levantamento foi necessária a colaboração de centenas de leitores do MilkPoint.
>> Comparativo
O Estado de Minas Gerais continua sendo a região com maior número de fazendas presentes no Top 100, com 44 propriedades (duas a menos que na edição anterior). Em seguida, o estado do Paraná teve 18 (uma a mais que no último Top 100). Os estados de Goiás e São Paulo apresentaram dez propriedades cada. A maior fazenda produtora de leite do Brasil em 2014 foi a Fazenda Colorado, de Lair Antônio 

quinta-feira, 26 de março de 2015

Vereadores solicitam informações quanto às políticas públicas adotadas com relação a agricultura familiar e pequeno produtor.


Na tarde desta quarta-feira, 25, às 14 horas, a Câmara Municipal de Castro realizou a quarta sessão ordinária do mês de março. A reunião foi marcada pela execução do Hino à Castro que, conforme projeto de resolução n° 02/2015 aprovado após votação única no encontro, será entoado no início da última sessão ordinária de cada mês. O intuito do projeto, de autoria da Mesa Executiva da Casa, é divulgar o hino, cuja letra e música são dos castrenses Hilda Koller e Teodoro Tibucheski, para que seja cantado e conhecido por toda a comunidade castrense.

O Presidente da Casa, Gerson Sutil (PSB), e a vereadora Maria de Fátima Barth Antão Castro (PMDB), requisitam juntos informações quanto às políticas públicas adotadas com relação a agricultura familiar e pequeno produtor.O Requerimento assinado pelos dois vereadores foi encaminhado ao Senhor Prefeito Municipal e também ao Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Agronegócios.


Em sua justificativa, a proposição trás relatos sobre o êxodo rural e a atual situação das famílias que residem no interior, os vereadores destacam  que as dificuldades apontadas por estas famílias são muitas: problemas para realizar tratamento de saúde e receber atendimento médico, estradas rurais em péssimo estado de conservação, o que dificulta o deslocamento de pessoas e da produção, vale ressaltar ainda a dificuldade também do transporte escolar que muitas vezes não chega em determinadas localidades, dificultando a educação dos jovens do meio rural entre outros motivos apontados que abrangem programas do governo federal como PRONAF, PAA E PNAE.

Os parlamentares aguardam dentro do prazo previsto em lei, respostas  e informações solicitadas neste requerimento.


quinta-feira, 12 de março de 2015

Câmara Municipal de Castro realizou a segunda sessão ordinária do mês.



Às 14 horas desta quarta-feira, dia 11 de março, a Câmara Municipal de Castro realizou a segunda sessão ordinária do mês. Nesta reunião, após a leitura do expediente, a vereadora Aline Sleutjes Roberto (PSDC) e o vereador Joel Elias Fadel (PSDB) fizeram uso da tribuna.

Após a conclusão da fala dos parlamentares o Presidente, Gerson Sutil (PSB), suspendeu a sessão para que o Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Rodrigo Morais da Silva, explicasse pontos do  projeto de lei n° 15/2015 e para reunião das Comissões acerca do referido projeto. Encerrado o tempo de suspensão, os vereadores passaram então a analisar as matérias que constavam na pauta para votação única. O projeto de lei n° 15/2015, que dispõe sobre a isenção de taxas para entidades em festividades organizadas pelo Município, recebeu emenda das Comissões de Constituição e Justiça e de Finanças e Orçamento, para que a Secretaria Municipal da Fazenda controle os valores a serem isentados das entidades. 

O projeto foi aprovado com emenda e então se iniciou a votação dos cinco requerimentos, sendo um do vereador Presidente, Gerson Sutil (PSB), em que solicita fiscalização referente ao não cumprimento da Lei Municipal n° 1105/2002, que obriga os proprietários de terrenos a manterem limpos e roçados os seus lotes dentro do perímetro urbano. O último requerimento é de autoria do vereador Joel Elias Fadel  (PSDB)e assinado pelo Presidente Gerson Sutil (PSB), Itari Cropolato (PSL), José Otávio Nocera (PMDB), Maria de Fátima Barth Antão Castro (PMDB) e Aline Sleutjes Roberto (PSDC), solicitando ao Prefeito Municipal e aos Secretários Municipais de Planejamento e Gestão Pública e da Fazenda estudos para elaboração de projeto para implantação do programa de Recuperação de Crédito Fiscal Municipal para 2015.

Para primeira discussão e votação estavam listados cinco projetos. O projeto de Lei Complementar n° 02/2013, que dispõe sobre a Planta Genérica de Valores-PGV, recebeu parecer das Comissões de Constituição e  Justiça e de Finanças e Orçamento, solicitando que seja realizada audiência pública sobre a matéria no dia 13 de maio às 16 horas. No parecer sobre o projeto de Lei Complementar n° 02/2014, que autoriza a celebração de convênio relativo ao regime especial de Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza, as Comissões acima citadas solicitam explanações do Executivo a todos os vereadores.

Outras duas proposições receberam pedido de informações complementares a serem enviadas pelo Executivo. O único projeto que passou por votação neste turno foi o de n° 212/2014, em que é regulamentado o funcionamento do Museu do Tropeiro e suas seccionais. A proposta recebeu emenda das Comissões de Constituição e Justiça e de Finanças e Orçamento para que as associações encaminhem à Câmara anualmente cópias de balanços e dos relatórios em que fique demonstrada a aplicação dos recursos recebidos e gerados. O projeto foi aprovado com emenda. Em plenário também foram apresentadas 11 indicações que apontam necessidades da comunidade.

A próxima sessão acontece na Casa de Leis, às 14 horas, do dia 18 de março.

sexta-feira, 6 de março de 2015

SECRETÁRIOS APRESENTAM PLANO DE OCUPAÇÃO TERRITORIAL

A Câmara Municipal de Castro realizou na tarde desta quarta-feira, dia 04 de março, a primeira sessão ordinária do mês. Encerrada a leitura da ata o expediente da reunião foi suspenso pelo Presidente, vereador Gerson Sutil (PSB), por 40 minutos, para fala dos Secretários Municipais de Planejamento, Marcos Bertolini, e de Desenvolvimento Urbano, Jaime Pusch, a respeito do Plano Estratégico de Ocupação Territorial.Bertolini abordou que o plano visa estruturar a ocupação ordenada e sustentável do solo segundo um arco rodoviário de contorno a leste da PR-151, para articular a construção de distritos industriais e expandir a malha urbana da cidade. Jaime Pusch por sua vez explicou a respeito dos projetos de leis complementares que serão enviados a Casa de Leis para tornar possível a execução do projeto.
Retomados os trabalhos os vereadores passaram a analisar as matérias da ordem do dia. Após discussão e votação única foram aprovados seis requerimentos dos legisladores. A vereadora Aline Sleutjes Roberto (PSDC) é autora de três proposições em que solicita ao Executivo informações sobre o Conselho Municipal Antidrogas, reformas no Hospital Anna Fiorillo Menarim e sobre setores de serviços da Administração Municipal.
Os parlamentares Joel Elias Fadel (PSDB), Itari Cropolato (PSL) e Antonio Sirlei Alves da Silva (DEM), requerem, respectivamente, dados sobre a recuperação da estrada que liga o Bairro do Alecrim até o Bairro das Gramas, a respeito da despesa natalina no ano de 2014 e informações referentes ao cumprimento da Lei Estadual n° 14.856/2005 que obriga as agências bancárias a disponibilizarem banheiros aos usuários.
Além dos requerimentos, recebeu voto favorável de todos os vereadores projeto de resolução n° 01/2015, da Mesa Executiva da Casa, alterando o anexo V da Resolução n° 02/2013 e propondo a fusão dos cargos de Assessor de Licitação e Contratos e de Assessor Legislativo, que passará a ter a nomenclatura de Assessor de Contratos e Processo Legislativo, e a extinção do cargo de Chefe do Setor Administrativo, reduzindo, portanto o número de cargos na Câmara.
Outros quatro projetos de lei também passaram por análise única. O primeiro é assinado pelo vereador José Otávio Nocera (PMDB) em que nomina a Rua EC1 localizada no Conjunto Habitacional Canta Galo II, como Rua Argemiro Oliveira Machado. As matérias restantes tratam de abertura de créditos adicionais especiais para assegurar despesas com a devolução dos recursos referentes ao convênio n° 187/2013 SEAB/Apoio Manejo Fertil Solo e com aquisição de equipamentos e material permanente para a Diretoria Municipal de Cultura.
Em segunda discussão foram aprovados 8 projetos de lei de autoria do vereadores Joel Elias Fadel (PSDB) e José Otávio Nocera (PMDB) nominando ruas do Loteamento Colina das Palmeiras de Ruas Orlando Laroca Sobrinho, Julia Xavier Fadel, José Sidney de Paula, Armando de Biassio, Cidália Subtil de Paula, Sebastião Prestes Carneiro, Antão Prestes e Clementina Aparecida Iglesias Prestes.
Para primeira votação constavam na pauta 5 projetos de lei de autoria do Executivo Municipal. Nenhuma destas proposições chegou a ser votada em plenário devido pedidos de informações complementares e de dilação de prazo solicitados pelas Comissões Permanentes.
Em plenário foram apresentadas 20 indicações apontando necessidades da comunidade como: urgente instalação do PROCON, reparos e manutenção no aparelho de telefone público na comunidade da Serra do Apon, retorno do Transporte Escolar dos alunos que moram no Bairro Caxambú, demarcações e melhorias na área onde a rua Darlei José Borges da Costa se encontra com a Avenida Dr. Ronie Cardoso e com a Rua Genésio Araújo Barbosa, limpeza de valeta localizada no Jardim das Nações, medidas de contenção de barranco nos fundos da Casa da Criança e Adolescente Padre Marcelo Quilicci, patrolamento na estrada que fica na região da Aparição, implantação do Programa Farmácia 24 horas na UPA, instalação de Ecoponto no Jardim Pandorf e manilhamento na Rua Dr. Domingos Faustino de Carvalho.
A próxima sessão será realizada na Câmara, na quarta-feira, dia 11, às 14 horas.