segunda-feira, 29 de abril de 2013

CAFÉ DA UNIDADE

Não percam queridos amigos e irmãos!!!
O café da Unidade deste mês será na Igreja Presbiteriana Renovada!!!

ORE, DIVULGUE E PARTICIPE!


sexta-feira, 26 de abril de 2013

Manancial do Rio São Cristóvão

Após leitura do expediente no dia 24 de abril, a sessão foi suspensa por 50 minutos para explanação do responsável pela unidade da Emater de Castro, Hélcio Luiz Ferro, sobre a Área de Proteção Ambiental do Manancial do Rio São Cristóvão e o Programa de Microbacias do Estado do Paraná.

Ferro abordou em sua apresentação alguns trechos da Constituição Federal e sobre os passos do trabalho da Emater na área acima citada. Ele ressaltou aos presentes sobre a importância de ter esta área de captação de água para consumo humano, sendo este o motivo para o trabalho se concentrar ali. “O Manancial do Rio São Cristóvão é a mais importante microbacia do Município, e abastece a cidade em mais de 50%”, esclareceu. Por fim, Hélcio agradeceu o espaço e se colocou a disposição dos vereadores.
 
Em relação a este manancial, em 22 de março deste ano, Castro lançou, o Projeto Fundo Azul, que prevê diagnóstico e recuperação ambiental da Microbacia do Rio São Cristóvão. O prefeito Reinaldo Cardoso (PPS), que participou da solenidade, no salão da capela São Sebastião, na localidade de Passo dos Bois, lembrou a importância da preservação dos mananciais para a manutenção da qualidade da água para as futuras gerações. 
 
Lanamento_Projeto_Fundo_Azul_-_Crdito_Daniel_Calvo_70É fundamental que estejamos preocupados com a situação dos rios que abastecem a cidade porque da condição da água vai depender a saúde das pessoas e somente com projetos dessa natureza é que poderemos proteger o meio ambiente”, ressaltou, agradecendo o apoio do governo estadual por intermédio da Sanepar e da Emater na efetivação de obras e serviços de saneamento e abastecimento de água, na cidade e no interior.


  

O Projeto Fundo Azul é desenvolvido em parceria com os conselhos municipais de meio ambiente e Sanepar e que a Passo dos Bois foi escolhido por sediar dois pontos de captação de água para abastecimento da cidade.

terça-feira, 23 de abril de 2013

ATENÇÃO MORADORES DE CASTROLANDA - UTILIDADE PÚBLICA



A Secretaria Municipal de Saúde de Castro informa que durante esta semana (22 a 26 de abril) vai realizar o Levantamento de dados da área central da Castrolanda. A ação será feita por Agentes Comunitários de Saúde devidamente identificados e pede a colaboração dos moradores para responder aos questionamentos, os quais irão nortear futuras ações da Secretaria. OBRIGADO


Grato

Gerson Sutil

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Bancada evangélica seria 3.º partido da Câmara

Publicado em 21/04/2013 | Chico Marés
http://www.gazetadopovo.com.br



Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr
Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr / Pastor Marco Feliciano se tornou presidente da Comissão de Direitos Humanos: evangélicos ocupam espaços importantes Pastor Marco Feliciano se tornou presidente da Comissão de Direitos Humanos: evangélicos ocupam espaços importantes
 
Se a bancada evangélica fosse um partido, ela seria o terceiro maior na Câmara Federal. A frente parlamentar evangélica, que conta com parlamentares das mais diversas denominações, tem 76 deputados, número superado apenas pelo PT (89) e pelo PMDB (82). Com tantos deputados, o grupo começa a ocupar espaços importantes na Câmara, como a liderança do PMDB e o comando da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara – fato que colocou o pastor Marco Feliciano (PSC) nos holofotes neste início de ano.
Não se trata de uma superrepresentação: hoje, os evangélicos são 22,2% da população do país. O crescimento ocorreu nos últimos 30 anos. Em 1980, eram apenas 6,6% da população, a maioria ligada a igrejas tradicionais. Eram 7,2 milhões de pessoas, o equivalente à população atual do Pará. Segundo o IBGE, em 2010 os evangélicos já eram 42,3 milhões, população equivalente ao estado de São Paulo, a maioria em igrejas pentecostais.

Para o cientista político Cesar Romero Jacob, da PUC-RJ, esse fenômeno coincide com o período de estagnação econômica ocorrido entre 1980 e 2000. As igrejas pentecostais cresceram na periferia dos grandes centros urbanos, regiões com população de baixa escolaridade e com pouco ou nenhum acesso ao poder público. A partir da última década, essas igrejas, assim como boa parte da periferia, migraram também para a classe média baixa.
Para o cientista político Luiz Domingos Costa, do grupo Uninter, os pastores souberam compreender o sistema representativo brasileiro. O eleitor evangélico vota dentro de sua comunidade, em candidatos com um perfil socioeconômico e um sistema de valores ideológicos e religiosos parecido com o seu – uma efetiva representação. Costa destaca também que os evangélicos souberam ocupar legendas pequenas e médias, como o PSC e o PRB.
Jacob, porém, aponta problemas na relação eleitoral das igrejas com os fiéis. Para ele, uma parcela considerável de igrejas pentecostais usa o culto como um espaço para propaganda eleitoral.
Colaborou Isabella Lanave, especial para a Gazeta do Povo
 
Em Curitiba, grupo tem 11 vereadores

No mês passado, a Câmara de Curitiba oficializou a criação de uma bancada evangélica. Ela é composta por 11 vereadores – em um colegiado de 38. Com mais dois vereadores, a bancada teria um terço da Câmara, o suficiente para apresentar emendas à Lei Orgânica ou impedir a aprovação de matérias que exigem maioria qualificada. A bancada é liderada por Noêmia Rocha (PMDB), da Assembleia de Deus, e conta com vereadores de diversos partidos e igrejas.
Segundo o vereador Ailton Araújo (PSC), a bancada não foi criada para pensar em projetos e sim para trabalhar em problemas pontuais que cheguem até a Câmara. “Não temos a intenção de nos caracterizar como uma bancada específica”, diz. A bandeira do grupo, não diferente de outras frentes evangélicas, é a defesa da Família. “Mas não queremos polemizar”, afirma Noêmia, idealizadora da bancada.
Além de Noêmia e Aílton, estão na bancada Cacá Pereira e Chicarelli (PSDC), Tiago Gevert e Carla Pimentel (PSC), Cristiano Santos (PV), Chico do Uberaba (PMN), Dirceu Moreira (PSL), Jorge Bernardi (PDT) e Valdemir Soares (PRB).

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Vereador solicita PROVIDÊNCIAS URGENTES para a localidade do ITAPOIACANGA (Tronco)


O vereador Gerson Sutil esteve recentemente visitando a localidade do Itapoiacanga, próximo ao Bairro do Tronco, ao chegar lá se deparou com um grave problema que há anos vem trazendo transtornos a população que mora neste lugar.

Os moradores reclamaram a respeito da falta de água encanada,  tal fato ocasiona uma série de problemas, e no verão a situação fica ainda pior, pois os poços artesianos utilizados ficam secos, desta forma eles ficam  totalmente sem água. 

Ouvindo os relatos dos moradores, Gerson Sutil elaborou e protocolou uma Indicação direcionada à Prefeitura Municipal de Castro e a SANEPAR, em sua justificativa ele destacou que a água é imprescindivel à saude humana, pois além de proporcionar inúmeros benefícios para o corpo, sem ela muitas doenças podem vir a aparecer, principalmente a desidratação nas
crianças, que são mais vulneraveis e possuem imunidade mais baixa.

O Vereador ainda anexou um abaixo assinado dos moradores e agora aguarda uma resposta.
                         

terça-feira, 16 de abril de 2013

GERSON SUTIL SUGERE ELABORAÇÃO DE LEI COMPLEMENTAR QUE BENEFICIA SERVIDORA PÚBLICA QUE SEJA MÃE OU RESPONSÁVEL POR PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA

O vereador Gerson Sutil protocolou 4 indicações que estão previstas para entrar no expediente da sessão ordinária desta quarta-feira (17).

Uma delas sugere a elaboração de lei complementar, que prevê redução de parte da carga horária de trabalho semanal à servidora pública que seja mãe, esposa ou companheira, tutora ou responsável por pessoa portadora de deficiência sem prejuízo de remuneração.

Este tema já foi citado em Requerimento do vereador Gerson Sutil no ano passado, porém sem resposta do executivo, este ano em novo mandato Gerson volta a pedir a elaboração desta lei complementar que com certeza irá beneficiar inúmeros munícipes, pois trata-se de oferecer condições mínimas para que os pais possam dar os filhos e/ou outras pessoas sob sua responsabilidade o mínimo de condições de efetuar um tratamento eficaz, pois são necessárias sessões de fisioterapia, fonoaudio­logia e outros tratamentos indispensáveis á melhoria da qualidade de vida destas pessoas.

Na justificativa da indicação o vereador ressalta que esta lei já está em vigor em outros municípios do Paraná, citando um exemplo, ele destaca o município vizinho -Carambeí - o qual teve a lei aprovada em 2005.

Convidamos toda a população para que apoiem esta causa e venham até a Câmara Municipal participar desta sessão, a qual será realizada a partir das 14h do dia 17/04 (amanhã).

sexta-feira, 12 de abril de 2013

O RETORNO DO CARAMURU - um novo time de Castro



Na última sessão camarista o vereador Gerson Sutil durante os cinco minutos fez questão de elogiar o belo desempenho do time Caramuru no último jogo amistoso contra o Coritiba, o vereador destacou a importância do esporte na nossa cidade e demonstrou sua imensa satisfação em ver o "velho time" se reerguer.
De acordo com a públicação na site da prefeitura, bastaram menos de 15 minutos para o Caramuru Futsal marcar o primeiro gol da temporada, ainda que em um amistoso. O jogo contra o Coritiba Futsal, que disputará a Série Prata do Campeonato Paranaense, empolgou a torcida de quase mil pessoas no Ginásio Douglas Pereira, que viram um time aguerrido, com jogadores de alta qualidade técnica, embora sem muito entrosamento. O ponta pé inicial da partida foi dado pelo prefeito Reinaldo Cardoso (PPS), que veio conferir a apresentação do elenco de 2013, ao lado dos secretários de Esporte e Cultura, Antenor Telles, e de Indústria, Comércio e Turismo, Rodrigo Morais da Silva.
Nos surpreendeu o público e a empolgação do time, principalmente, por ser o primeiro jogo e por estarmos diante de uma equipe de qualidade, que já vem jogando junto. Jogamos de igual para igual e tenho certeza que o que a torcida viu é o que acontecerá no decorrer do campeonato porque acredito que o desempenho só vai melhorar”, afirmou o secretário Antenor Telles. O time se postou bem em quadra, marcando forte e disputando todas as jogadas. A pressão foi tamanha que os castrenses abriram o placar, com Leandro Fussa, cobrando falta, quase aos 15 minutos do primeiro tempo. Ele que já tinha dado uma bola na trave, minutos antes.
Para o treinador, o time mostrou bom posicionamento e atitude. “Que nós temos jogadores de qualidade individual isso já sabíamos, o que nos resta, agora, é aperfeiçoar ainda mais o preparo físico e o entrosamento, o que só vem jogando”, apontou. O Coritiba empatou apenas no segundo tempo. O goleiro Thiago cometeu pênalti em Balan. Na cobrança, Raphão mandou para a rede e empatou o jogo. Cinco minutos depois, em cobrança de escanteio, Murilo acertou o ângulo: 2x1. O Caramuru era só pressão e, quase no finalzinho, Alex bateu cruzado e contou com desvio para marcar.
O Caramuru Futsal pode fazer ainda outro amistoso, antes da estreia, dia 20, fora, contra o time da Prefeitura de Prudentópolis. “Ainda estamos acertando e devemos confirmar nos próximos dias”, adiantou Ted, citando que a partida pode sair no meio da semana e seria importante para moldar ainda mais a equipe, antes do início do Estadual. O adversário ainda não estaria definido.
Parabéns a todos do time, parabenizo também a Secretaria de Esportes e o Prefeito Dr. Reinaldo por este belo trabalho, com certeza o renascimento deste time trará inúmeros benefícios para o esporte de Castro. ESTAMOS TORCENDO PELO CARAMURU!!!!!!!



Assista a reportagem sobre a volta do time que foi exibida no Jornal Paraná TV
A volta do Caramuru movimenta o esporte em Castro

quarta-feira, 10 de abril de 2013

AUDIÊNCIA PÚBLICA DA LDO

Ter, 09 de Abril de 2013 14:53
Escrito por Comunicaçao
http://www.castro.pr.gov.br


O prefeito Reinaldo Cardoso (PPS) abre, nesta quarta-feira (10), às 18 horas, no Centro da Juventude Wallace Tadeu de Mello e Silva a consulta, debate e audiência pública sobre a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Instrumento da política de transparência implantada pela atual administração, a audiência oferece a chance de moradores e representantes de entidades e instituições saberem com antecedência sobre ações, obras e serviços programados. Todos os secretários municipais acompanharão a apresentação.
A programação inclui abertura para consultas, das 18h às 18h15; debate, das 18h15/18h30, e a audiência pública propriamente dita, às 18h30. A LDO é uma ferramenta de gestão pública que, ao lado da Lei Orçamentária Anual – discutida em setembro - e o Plano Plurianual – apresentada em final de agosto – norteiam o trabalho do governantes. “É uma oportunidade para que as pessoas opinem, sugiram, saibam o que vai acontecer na cidade e participem das decisões que dizem respeito a todos”, comentou o secretário de Planejamento, Marcos Bertolini.

terça-feira, 2 de abril de 2013

Primeiros 100 funcionários da Cargill fazem treinamento

Apresentao_Funcionrios_Cargill_-_Crdito_Daniel_Calvo_66

A Cargill é parceira de Castro e será ainda muitos e muitos anos, só nos trazendo coisas boas”. A frase é do prefeito Reinaldo Cardoso (PPS), que participou, nesta segunda-feira (1º), da abertura do treinamento aos 100 primeiros funcionários contratados pela empresa na cidade. O prefeito recebeu uma homenagem do gerente da Unidade de Negócios, Laerte Moreira, pelo apoio oferecido à indústria. A solenidade aconteceu no auditório da Secretaria Municipal da Criança e do Desenvolvimento Social.

De acordo com o setor de Comunicação da multinacional, ao todo, serão recolhidas 160 pessoas nesta primeira fase, que devem vir, em sua quase totalidade, de Castro. O treinamento iniciado nesta segunda-feira se estenderá por seis meses, sendo dois teóricos e quatro operacionais. “Hoje, estão aqui auxilares de operação, mecânicos, eletricistas, operadores e pessoal de laboratório. Quase 80% dessas pessoas são de Castro. Os que ainda não moram aqui estão se transferindo para cá. É uma exigência nossa”, informou a supervisora de Recursos Humanos da unidade, Rosane Machado.

Em seu discurso, o prefeito Reinaldo lembrou a importância da conquista para os contratados. “Vocês ganharam um presentão de Páscoa. Trabalhar na Cargill não é trabalhar em qualquer empresa. Para o município, a Cargill é um divisor de águas e vocês entrarão para a história de Castro”, ressaltou o prefeito, lembrando a vocação, até então, agrícola do município e que, a partir da instalação da indústria, ganha um novo perfil. “Afinal, atrás dela (a Cargill) está vindo a Evonik e mais duas indústrias; o governo do Estado está investindo aqui, a exemplo da Compagás que está trazendo para cá a rede de gás natural. São mais empregos, mais recursos”, acrescentou. Castro é a quinta cidade a ter rede de gás natural para servir o setor industrial, lembrou, garantido que, não fosse a instalação das multinacionais, o investimento não viria tão cedo.

O prefeito fez questão de parabenizar os funcionários, que passaram em uma seleção entre quase 800 candidatos. “Vocês estão tendo uma oportunidade única de crescer. Não desperdicem, aproveitem ao máximo”, frisou Reinaldo. Para o prefeito, o treinamento concretiza um sonho iniciado ano passado, com a atração da multinacional para a cidade. “A negociação para a vinda foi iniciada na gestão passada, mas está cabendo a mim, no meu governo, cumprir tudo o que foi prometido à Cargill e farei isso, estou fazendo isso, com o maior prazer porque sei o bem que a empresa fará para a comunidade de Castro”.

O gerente da Unidade de Negócios da Cargill, Laerte Moreira, explicou aos novos colegas o organograma da indústria, falou das diferentes plantas espalhadas pelo País, citou que os funcionários respondem, a cada dois anos, questionário sobre as condições de trabalho na empresa, segundo ele, para levantar o nível de satisfação dos empregados. “Nada se leva tão a sério na empresa quanto a preocupação com a segurança do funcionário, nem mesmo o lucro”, enfatizou, referindo-se a segurança de trabalho. “Nosso índice, ano passado, ficou 0,3% e este ano estamos abaixo disto. Prezamos a segurança não só dos nossos como também dos terceirizados”, destacou. Atualmente, são 800 empregados prestando serviço no canteiro de obras da Cargill.

A partir de quarta-feira, o treinamento se transfere para as instalações da Faculdade Anhanguera, no centro da cidade.