A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Castro, que entrou em funcionamento no dia 31 de dezembro de 2011, será vistoriada por técnicos do Ministério da Saúde, nesta quinta-feira (02). A visita tem como objetivo avaliar oficialmente a adequação do espaço e sua capacidade operacional.
Os critérios de avaliação serão baseados na portaria 1.020 do Ministério da Saúde, como unidade de porte II, que atende população com até 200 mil habitantes. O relatório dos técnicos servirá para definir valores e o início dos repasses dos governos federal e estadual para custeio de parte das despesas operacionais da UPA. Com a regulamentação será autorizado o repasse do Fundo Nacional de Saúde de R$ 175 mil por mês para manutenção e serviços. As demais despesas serão custeadas pelo município através da Secretaria Municipal de Saúde.
Serão vistoriadas as instalações físicas, equipamentos, mobiliários, quadro de recursos humanos e o fluxo da rede de urgência/emergência, tendo como parâmetro as portarias do Ministério da Saúde.
A secretária municipal de Saúde, Maria Lídia Kravutschke, relata que somente após a visita técnica e publicação de funcionamento da UPA pelo Ministério da Saúde, que serão efetuados os repasses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário