segunda-feira, 24 de outubro de 2011

JECA 2011

Até dia 30 de outubro, seis mil alunos com idade entre 7 e 18 anos da rede municipal, estadual e particular de ensino disputam os jogos dentro das modalidades de basquete, vôlei, handebol, atletismo, futebol de salão, de campo e suíço, dama, tria, xadrez, tênis de mesa, taekwondo e coreografia, além da prova cultural de soletração. Também são promovidas atividades recreativas, sem competição, com crianças de sete e oito anos (grupo zero) em turmas de 40 alunos de várias escolas selecionados diariamente.

Este ano com uma grande novidade: a Soletração

Na quinta-feira (20), foi realizada a prova de Soletração no Teatro Bento Mossurunga. No Grupo 1 os três primeiros colocados foram: 1º lugar: Wesley Marcondes dos Santos (Escola Municipal Bela Vista); 2º: Emily Vitória Meira da Luz (Escola Municipal Santo Lazarini) e 3º: Emanuele Canha Carneiro (Escola Municipal Bernardo Litzinger). No Grupo 2 os vencedores foram: 1º: Taina Martins da Silva (Escola Matilde Baer); 2º: Daniel Ferreira de Almeida ( Escola Matilde Baer) e 3º: Amanda Müller (Colégio Estadual Antônio e Marcos Cavanis). O Grupo 3 teve como ganhadores: 1º: Joice Adriana Moura Betim (Colégio Estadual Fabiana Pimentel); 2º: Melissa Francisco (Colégio Estadual Maria Aparecida Nisgoski) e 3º: Ingrid Mainardes (Escola Estadual de Castrolanda). Pelo Grupo 4 os vencedores foram: 1º: Juliano Rosa Machado ( Colégio Amanda Carneiro de Mello); 2º:- Cassiano Bastos Moroz (Colégio Sepam) e 3º: Matheo Augusto Morandi Stumpf (Colégio Sepam).

Nas categorias até 12 anos, todos os atletas participarão dos jogos. O objetivo é que os alunos do banco de reserva tenham a oportunidade de jogar. As provas culturais são destinadas a alunos que não têm perfil esportivo, mas que que possuem talento artístico.

O secretário municipal de Esporte e Cultura de Castro, Clóvis Coradassi, destacou a participação da comunidade na abertura do evento e do grande número de alunos no evento. “O JECA está consolidado como um grande evento esportivo e a cada ano superamos o número de participações, mostrando que o esporte une as pessoas”.

sábado, 22 de outubro de 2011

ENEM 2011 - PROVAS COMEÇAM HOJE!


Hoje à partir das 13h milhares de jovens e adolescentes estarão em salas de aula de todo o Brasil realizando a primeira etapa da prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). 
É importante lembrar que o ENEM além de avaliar a qualidade de ensino das escolas do nosso país, é também uma GRANDE OPORTUNIDADE para os nossos jovens ingressarem na carreira acadêmica.
Desejo a todos os estudantes, principalmente da nossa querida Castro, boa sorte, boa prova, muita concentração e que Deus abençoe a todos durante a realização das provas.
Segue abaixo algumas dicas:


  • Não esqueça do CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO
  • Fique atento aos horários de abertura e fechamento dos portões
  • Leve um documento com foto que seja válido para sua identificação
  • Tenha em mãos uma caneta preta
  • Leia com atenção todas as questões da prova
  • Preste atenção na proposta de redação
  • Verifique qual a opção de língua estrangeira que você escolheu.


TENHA CALMA E CONCENTRAÇÃO! BOA PROVA!!!

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

"PINTANDO UM SORRISO" JÁ ATENDEU 6 MIL CRIANÇAS


















A segunda edição do Projeto Pintando um Sorriso já atendeu seis mil crianças da rede municipal de ensino. Nesta terça-feira (18), foi a vez dos mais de 700 alunos da Escola Municipal Vicente Machado receberem o projeto com atividades de escovação, vídeo educativo e jogos de computador.

Ainda nesta quinta-feira (20), a Escola Municipal José Nery Carneiro de Nápoli, no Socavão, receberá o Pintando um Sorriso. Na próxima semana alunos das escolas Santo Lazarini (Abapan) e Vila Rosário participam das atividades. O projeto encerrará na rede municipal no início de novembro com atendimento para alunos da escola e do Centro Municipal de Educação Infantil do bairro Bela Vista. Depois serão prestados atendimentos para a alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e a Creche Nova Geração, da rede particular.

O dentista e coordenador da Odontologia em Castro, Diogo Nocera, explica que mais uma vez o projeto é um sucesso na integração com a comunidade escolar. “Mostramos a importância de iniciar os cuidados com a saúde bucal o mais cedo possível e orientamos para boas práticas de higiene com os dentes”, diz.

Para Samuel Ferreira, aluno da quarta série do Vicente Machado, a lição foi aprendida. “Sei que é importante escovar bem os dentes e passar fio dental, além de comer frutas que faz bem para a saúde”, conta.
Jéssica Karine dos Santos Silva diz que dentes limpos não têm bactérias. “Aprendi a escovar corretamente os dentes, a usar flúor e fio dental."

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

15 de outubro - PARABÉNS A VOCÊS PROFESSORES


PARABÉNS A TODOS OS PROFESSORES ACOLHEDORES!!!
QUE DEUS CONTINUE NA DIREÇÃO DE SUAS VIDAS...
Nossos MESTRES... que tanto nos ensinaram!


Gerson Sutil
Vereador

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Cinco homenageados recebem títulos de Cidadãos Honorários e Benemérito

A Câmara Municipal de Castro realizou na noite de sexta-feira, dia 7, a Sessão Solene de outorga de Título de Cidadão Honorário e Benemérito de Castro. A cerimônia aconteceu no Teatro Bento Mossurunga e homenageou Eny Beck, Gustavo Mandalosso, Hércules William Marques Ferreira e Walter Lopes com o título de Cidadãos Honorários e Irineu Graciano Alves com o título de Cidadão Benemérito de Castro. O Vereador Gerson Sutil esteve presente e prestou uma linda homenagem a Senhora Eny Beck.

Dona Enyzinha, como carinhosamente é chamada e conhecida por todos, nasceu em maio de 1938, na cidade de Taquara, Rio Grande do Sul. Irmã mais velha de cinco irmãos, desde cedo aprendeu o que é ser responsável, pois ajudava seus pais nos cuidados com os irmãos mais novos, além de estudar, auxiliar nas tarefas domésticas e tecer cadeiras de palha para aumentar a renda da família.

Casou-se com Júlio Beck no ano de 1956, e, em 1957, nascia o primeiro filho do casal: Cesar Augusto Beck.
No ano de 1965, já com seus três filhos: Cesar, Maria Izabel e Gerson, seu esposo veio para o Paraná, sem destino certo e, por ocasião de uma conversa com um passageiro do ônibus em que estava (Senhor José Vinhas), tomou a decisão de vir para Castro.

Voltou a Novo Hamburgo para buscar a família e, no veículo em que vieram, além da mudança, trouxeram o que coube de pares de sapatos, uma idéia que, com certeza, deu certo, pois, no dia 12 de outubro de 1966, inauguraram a Casa Gerson.

Devido a dificuldades financeiras, decidiram retornar a Novo Hamburgo,e, enquanto Dona Eny e seus filhos se reestabeleciam no Rio Grande do Sul, seu esposo tentava vender a loja de calçados. Nessa tentativa, liquidando os produtos, atraiu muitos clientes e a loja prosperou. Esse fato os trouxe de volta a Castro, e, desde essa ocasião, os negócios só melhoraram. Prova disso, é que hoje, os negócios da família Beck abrangem 04 lojas e empregam cerca de 70 funcionários.

Dona Eny e seu esposo sofreram um terrível baque quando seu filho mais velho, Cesar, veio a falecer, aos 21 anos de idade, em um acidente automobilístico. Mas, apesar da perda, mantiveram a união característica de sua família e, com a ajuda de Deus e de seus amigos, superaram essa dor. E, no ano de 2003, perdeu seu esposo, Sr. Julio.

Dona Eny sempre frisou que, a família unida é o que mais importa em sua vida, e sempre lutou para manter todos seus queridos por perto, prova disso é que, apesar de sua filha, Maria Izabel e de seu filho Gerson terem, em diferentes momentos da vida, mudado-se para outras cidades, retornaram para Castro e permanecem, até hoje, ao lado de sua mãe e seus familiares.

Além da união da família, Dona Eny sempre destacou a importância da presença de Deus em seu lar e, acredita que esse é um dos fatores de sua prosperidade, pois a ética, a dignidade e a fé são muito maior que qualquer bem material que possa ter adquirido no decorrer de sua vida.
E, como costumava dizer seu falecido esposo, Sr. Julio, em citação à um pensamento de Dom Bosco:

“Eu nunca disse que seria fácil, apenas disse que valeria a pena.”

Gerson Sutil
Vereador

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Por 7 votos a 3 proposta de Emenda a Lei Orgânica foi aprovada

A Câmara Municipal de Castro realizou na tarde desta sexta-feira, dia 30, a Sessão Extraordinária para primeira discussão e votação do Projeto de Emenda a Lei Orgânica n° 01/2011 que altera o art. 7° de tal lei. Com a mudança, fica estabelecido que 11 vereadores serão eleitos para assumir o cargo em 1° de janeiro de 2013.
De autoria da Mesa Executiva da Casa, o projeto passa ainda por segunda discussão e votação durante a 1ª sessão ordinária de outubro, que acontece na quarta-feira, dia 5, da próxima semana.
Após primeira discussão e votação nominal, como prevê o artigo 25 da Lei Orgânica Municipal, o projeto foi aprovado por 7 votos a 3.