quarta-feira, 30 de março de 2016

SEGURANÇA PÚBLICA


Audiência Pública- Autoridades

 e comunidade debatem segurança

por Assessoria de Comunicação — publicado 22/03/2016 17h30, última modificação 22/03/2016 17h29
Delegado da Polícia Civil, Comandante da PM e Secretária de Segurança participaram de encontro
              Na noite do dia 21 de março (segunda-feira), o plenário da Câmara Municipal de Castro sediou debate sobre a Segurança Pública do município, devido a onda de assaltos que vem acontecendo, principalmente, no comércio local. O Presidente do Legislativo, vereador Gerson Sutil (PSB), explicou que o intuito da reunião era escutar, orientar, buscar soluções e alternativas para diminuir a ocorrência de ações criminosas. Acompanhado pelo Prefeito Municipal, Reinaldo Cardoso, do Delegado da Polícia Civil, Emmanoel David, do Comandante da PM, Tenente Leandro Azevedo Thereza, e da Secretária Municipal de Segurança Pública, Regina Vassão, o parlamentar falou sobre a importância da união para erradicação do problema e convidou as autoridades de segurança para expor seus posicionamentos acerca do tema.
              

  O Delegado da Polícia Civil, Emmanoel David, relatou que de um ano para cá a cidade cresceu, a criminalidade aumentou, mas o efetivo continuou o mesmo. O delegado acredita que a cidade vive uma onda de criminalidade sazonal, e lembrou que ela já passou por momentos mais críticos no tocante a segurança. David ressaltou que os órgãos competentes querem que a cidade seja bem vista no Estado do Paraná, e que para tentar mudar a situação tem-se unido com a Polícia Militar e com a Guarda Municipal para efetivamente fazer segurança pública, como foi realizado no aniversário da cidade.

Audiência Pública- Autoridades e comunidade debatem segurança                O Comandante da PM, Tenente Leandro Thereza, explicou que a 3ª Companhia, vinculada ao 1° Batalhão de Ponta Grossa, atua em Castro e atende também as cidades de Carambeí, Piraí do Sul, Arapoti, Jaguariaíva, Sengés. O tenente destacou as dificuldades enfrentadas no cotidiano por conta da falta de policiais e estrutura, visto que, por exemplo, algumas viaturas estão paradas por falta de manutenção, e falou sobre a criação de uma companhia independente na cidade, que possibilitaria a vinda de um número maior de agentes.
                A Secretária Municipal de Segurança, Regina Vassão, abordou que possui uma vantagem em relação à PM e Polícia Civil, devido a pasta possuir recursos próprios, advindos da arrecadação de zona verde, o que possibilitou a compra de novas viaturas, motos, e investimentos em treinamentos. Regina enfatizou que a aquisição de câmeras de monitoramento está em fase de licitação, e que a ideia é unificar a central de atendimento da Guarda e da PM, para que atendam numa mesma ação. Além disso, a secretária afirmou que uma das prioridades é contratar mais guardas para fazer um posto avançado nos Distritos de Socavão e Abapan.
                O Presidente da Acecastro, Lino Lopes, falou na tribuna e reconheceu o esforço da PM, delegacia, e guarda municipal, que têm desenvolvido um trabalho brilhante mesmo diante das dificuldades, e solicitou uma reflexão no intuito de fazer um inventário das necessidades mais urgentes dos órgãos de segurança. Lopes solicitou que os vereadores cobrem comprometimento dos candidatos a deputado, para que tragam recursos para Castro, e aos poderes Executivo e Legislativo, que reforcem as leis orçamentárias no tocante a segurança que, neste momento, necessita maiores investimentos.
                Os vereadores Aline Sleutjes Roberto (PSDC), Joel Elias Fadel (PSDB) e Maria de Fátima Barth Antão Castro (PMDB) se pronunciaram sobre o assunto e propuseram-se a levar aos representantes do estado as reivindicações e necessidades da segurança na cidade. “Temos que ir até o Governador, pedir que olhe com mais carinho para Castro, que produz tanto, possui tanta riqueza, para que dê mais retorno para nós, como na área de segurança”, frisou Joel Fadel, que protocolou, na tarde de ontem, requerimento solicitando a construção de uma nova cadeia no município.
                Aline evidenciou que o trabalho executado na cidade é de qualidade, mas com a melhoria da estrutura poderia ser ainda melhor. “É uma situação triste, entendemos que não é um problema exclusivo de Castro, mas nós estamos em Castro, e queremos resolver o problema em Castro, que é o que compete a nós”, citou a vereadora. Fátima, por sua vez, enfatizou que conseguiu recursos para Castro junto a deputados que apoiou, mas que ainda não havia solicitado verba para este setor. A vereadora garantiu que irá enviar o pedido a seus aliados políticos e colocou-se a disposição.  “Juntos podemos fazer a diferença, ninguém faz nada sozinho”, disse a parlamentar.
                O Prefeito Municipal, Reinaldo Cardoso, também falou sobre a necessidade de pressionar o Governo do Estado para que de melhores condições de trabalho para as polícias, e reivindicou maior participação da comunidade castrense, assunto recorrente durante o encontro. O prefeito e demais autoridades explicaram que existe lei que autoriza a composição do conselho municipal de segurança, mas falta comprometimento da sociedade e alguém que realmente a represente, participando, cobrando, exigindo, mas também colaborando. “Os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário estão unidos para combater a segurança, somos parceiros, mas temos limites e não podemos ultrapassar o que a lei determina”, destacou Cardoso.
                Ao final das falas oficiais, vários munícipes apresentaram sugestões, dúvidas e opiniões. Neste momento também se manifestou a Juíza do Fórum da Comarca de Castro, a Doutora Erica Watanabe, que discorreu sobre o trabalho que o Judiciário vem desenvolvendo na cidade.

HOJE É O ÚLTIMO DIA DE INSCRIÇÕES PARA CAMPEONATOS


A Secretaria Municipal de Esporte abre inscrições para o Campeonato municipal de Futebol Popular e o Campeonato Infok de Futsal, patrocinados pela empresa Infok. As inscrições são gratuitas e estão abertas até hoje,  quarta-feira (30), com possibilidade de prorrogação. Os interessados devem ir até a sede da Secretaria retirar a ficha de inscrição.
Os jogos de Futebol Popular serão realizados no Estádio Lulo Nunes – o Caramuru, todos os domingos. Enquanto o Campeonato Infok de Futsal acontecerá as terças e quintas, a partir das 19h com local a ser divulgado.

A idade mínima para participar é de 16 anos (nascidos em 2000). No final do campeonato serão entregues troféus e medalhas para os primeiros colocados.

Para o coordenador técnico, Ismael Babi Filho, essa é uma oportunidade para testar os times. “Alguns atletas acabam jogando somente nos finais de semana, com os amigos e colegas de trabalho, tem esse hobby como uma atividade física, por isso esses campeonatos são uma forma de elevar o nível do time”, comenta.

FUTEBOL SUÍÇO

O campeonato Veterano de futebol suíço já começou e conta com 8 equipes, com atletas com idade superior à 40 anos. O campeonato vai até o dia 23 de abril, quando acontece a final que definirá a equipe campeã. Os jogos são realizados todos os sábados, no Campo Douglas Perreira – mais conhecido como Campo do Guedes.

TRE realiza cadastro biométrico em Telêmaco Borba, Imbaú, Castro e Carambeí.



Os cartórios eleitorais de Telêmaco Borba, Imbaú, Castro e Carambeí, nos Campos Gerais, estão realizando o cadastramento biométrico - identificação pelas digitais. Esse cadastramento segue até 4 de maio e não é obrigatório, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). O agendamento pode ser feito no site do Tribunal.

No cartório eleitoral de Castro, a biometria deve ser realizada por 52 mil eleitores da cidade e por mais de 15 mil de Carambeí. Em Telêmaco Borba, a biometria deve ser feita no Fórum Eleitoral. Na cidade, 59.085 eleitores devem realizar o recadastramento – 50.788 de Telêmaco Borba e 8.297 de Imbaú.

Nas duas cidades, os cartórios atendem de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h. O eleitor deve comparecer no Cartório Eleitoral com documento de identidade, título de eleitor e comprovante de endereço recente.

sexta-feira, 18 de março de 2016

Presidente da Casa participa de Painel de Discussões no Sindicato Rural de Castro



O Presidente da Câmara Municipal, vereador Gerson Sutil (PSB), participou de uma reunião promovida pelo Sindicato Rural de Castro, na tarde desta quarta-feira, dia 16 de março, estavam presentes os membros da Diretoria do Sindicato Rural, representantes do EMATER, membros da Associação de Moradores da Castrolanda e do Observatório Social de Castro.

A reunião teve por objetivo debater com o Presidente do Legislativo castrense sobre diversos assuntos da atualidade, entre os tópicos em pauta, foram discutidos sobre o possível aumento do número de cadeiras de vereadores para o próximo mandato, visto que o número de vereadores de uma cidade está relacionado com a quantidade de habitantes, Castro está na categoria de municípios que tem mais de 50 mil até 80 mil habitantes, o que possibilita o município subir o número de parlamentares de 11 para 15, mas o que estabelece de fato a quantidade de vereadores é a Lei Orgânica de cada município, a lei máxima que o rege, que respeita o que diz a Constituição Federal. Ou seja, em prática, Castro pode ter até 15 vereadores, mas a Lei Orgânica pode estabelecer que terá apenas 11 por exemplo.

Durante o encontro, Sutil apresentou suas preocupações acerca da atual situação política do Brasil frente a operação Lava Jato, também explanou sobre o subsídio dos vereadores, orçamento do Município e do Legislativo, respondeu questionamentos sobre o funcionamento e reabertura do Hospital Municipal Ana Fiorillo Menarim e por fim falou sobre o transporte universitário, sendo este o tema central do Projeto de Lei nº 173/2015 que concede auxílio transporte aos estudantes de curso superior e técnico, o qual encerrou sua tramitação na Casa de Leis na quarta-feira (16), quando em Sessão Ordinária, foi aprovado por unanimidade em discussão e votação única.


Ao final da reunião o vereador Presidente demonstrou sua satisfação em participar do evento, pois considera muito importante a interação e troca de informações entre o Legislativo e a sociedade de um modo geral.

quinta-feira, 17 de março de 2016

Discussão única- Aprovado projeto do “transporte universitário”



Em turno único de discussão, os vereadores também aprovaram, com emendas, o projeto de lei n° 173/2015, que concede auxílio transporte aos estudantes de curso superior e curso técnico. A proposta foi aprovada com emenda das Comissões Permanentes de Constituição e Justiça e de Finanças e Orçamento, presididas pelos vereadores José Otávio Nocera (PMDB) e Regiane Batista Severino (PRB), que apresentaram anexo único com as pontuações a serem atribuídas a cada critério a ser avaliado para disponibilização do benefício. Estes critérios considerarão, por exemplo, a renda familiar do estudante, sua situação habitacional, de trabalho, educacional, e seu grupo familiar. A pontuação destes tópicos foi tema de audiência pública realizada no último sábado, dia 12, visto que não constava no projeto enviado pelo Executivo.

A vereadora Maria de Fátima Barth Antão Castro (PMDB) também apresentou emendas, incluindo a possibilidade de que alunos de cursos profissionalizantes sejam contemplados com o auxílio, e os que fazem cursos semipresenciais, sendo observada a proporcionalidade dos dias de aulas em que seja necessário o deslocamento. Além disso, a vereadora acrescentou como possíveis beneficiários os aprendizes que necessitam deslocar-se do interior do município para a cidade em virtude dos estudos.

Logo após a aprovação o projeto foi encaminhado ao Executivo Municipal, para sanção do Prefeito Municipal, e início da vigência da Lei.

Demais votações

Além do projeto que beneficia os estudantes de cursos superior, técnico e profissionalizante, recebeu voto favorável de todos os parlamentares, após turno único, o projeto de decreto legislativo n° 01/2016, que referenda convênio a ser celebrado entre o Município e o Juízo Eleitoral da cidade, para cessão de 16 estagiários que colaborarão com o cadastro biométrico de eleitores.

Em segunda votação foram aprovados três projetos, instituindo a taxa de inspeção de produtos de origem animal, extinguindo o cargo em comissão de Chefe do Departamento de Concessão, Permissão e Serviços Auxiliares, e incluindo parágrafo na Lei n° 712/1994 para retirar a inalienabilidade e impossibilidade de transferência dos direitos da área doada à Empresa Vapza Alimentos.

Seis proposições constavam na pauta para serem apreciadas pela primeira vez, porém devido a pedido de vistas, dilação de prazo e de informações complementares, apenas dois deles passaram por processo de discussão.    Aprovados, os projetos de lei n° 21/2016, que cria o cargo de geógrafo no quadro de funcionários do Executivo, e o de n° 26/2016, que extingue o cargo em comissão de Diretoria de Pesquisa e Informação, passam por segunda votação na próxima semana.

Nesta reunião foram apresentadas oito indicações em que os vereadores apontam necessidades e sugestões, como: realização de feira de frutas no barracão localizado na Rua Adolfo Gustavo Lesnau, instalação de redutor de velocidade na Rua Germano Kugler, colocação de lombada na Rua Dom Pedro II, medidas de segurança na esquina da Rua Wenceslau Braz com a Francisco Botogoski, melhorias nas ruas Miguel Zadhi e Gustavo Arnoldo Augustat, construção de banheiros acessíveis no PSF Canta Galo, e a instalação de fita antiderrapante nas escadas da Rodoviária Municipal.

A próxima sessão será realizada na quarta-feira, dia 23, às 14 horas, no plenário da Casa de Leis.

quinta-feira, 10 de março de 2016

Capitão Marcelo Moreira Só recebe homenagem da Câmara

Ex-comandante atuou durante cinco anos frente a Polícia Militar em Castro

               
                 Os vereadores da Câmara Municipal de Castro receberam na tarde desta quarta-feira, dia 09 de março, o Capitão Marcelo Moreira Só, ex-comandante da 3ª Companhia do 1° Batalhão da Polícia Militar de Castro, para entregar-lhe placa de Voto de Louvor, em agradecimento aos relevantes serviços prestados durante os 5 anos em que atuou no Município.
                Antes de abrir a palavra aos demais parlamentares, o Presidente da Casa, Gerson Sutil (PSB), destacou que o Capitão é um brilhante profissional e que é uma grande honra para a Casa de Leis a concessão do voto, uma forma de dizer muito obrigado a todo o trabalho desempenhado em favor dos castrenses.
                Aline Sleutjes Roberto (PSDC), Maria de Fátima Barth Antão Castro (PMDB), Joel Elias Fadel (PSDB), José Otávio Nocera (PMDB), Herculano da Silva (PSL) e Itari Cropolato (PSL) também apresentaram seus agradecimentos ao policial que deixou exemplo de padrão de conduta, disciplina e honra. Os legisladores  falaram sobre o difícil trabalho que o policial militar desempenha no dia-a-dia, e sobre a falta de reconhecimento a estes profissionais que colocam a sua própria vida em risco para defender a sociedade.
                “Na troca de comando era visível a sua emoção e comprometimento com a nossa região. O senhor não se limitou apenas a fazer policia, fez história a cada chamado bem atendido e a cada pessoa amparada, defendida e socorrida, e estas serão ações guardadas para sempre na memória e na vida das pessoas”, ressaltou a vereadora Fátima.
                Em nome da Prefeitura Municipal de Castro, o vice-prefeito, Marcos Bertolini, presente na solenidade, agradeceu o capitão pelo companheirismo, por sempre ter demonstrado muita coragem, determinação e competência frente a companhia, e fez votos de sucesso na nova empreitada.
                Após receber a placa das mãos do vereador José Nocera, Marcelo Moreira Só falou aos presentes. O homenageado transmitiu gratidão aos companheiros policiais que o ajudaram a cumprir sua missão e afirmou que a segurança pública é resultado de um trabalho em conjunto, aos olhos de cada um, não só do comandante. “Uma das coisas que mais me orgulhava era chegar ali perto do antigo portal, pela BR, ver o centro da cidade e pensar que eu era responsável por tudo isto, se alguém está dormindo bem é porque eu estou conseguindo fazer com que meu efetivo trabalhe bem e atenda bem a comunidade. É bom ouvir o que eu ouvi aqui hoje, o agradecimento de um trabalho feito”, declarou o Capitão.
                Acompanharam esta solenidade os Comandantes da Polícia Militar de Castro, Leandro de Azevedo Thereza, do 5° Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, Major Gustavo Soter de Mariz e Miranda e do Corpo de Bombeiros, Hamilton de Almeida Neto.
                O requerimento que concedeu o voto ao policial foi aprovado na sessão ordinária de 24 de fevereiro do corrente ano e recebeu a assinatura do vereador Presidente Gerson Sutil (PSB), e dos parlamentares Aline Sleutjes Roberto (PSDC), Antonio Sirlei Alves da Silva (DEM), Herculano da Silva (PSL), Itari Cropolato (PSL), Joel Elias Fadel (PSDB), José Otávio Nocera (PMDB), Maria de Fátima Barth Antão Castro (PMDB) e Regiane Batista Severino (PRB).

terça-feira, 8 de março de 2016

8 de março - Dia internacional da Mulher


No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Objetivo da Data
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.
Conquistas das Mulheres Brasileiras
Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

"Uma homenagem a quem, com força, 
sabedoria e delicadeza transforma 
o nosso dia-a-dia em algo 
suave e encantador."

Parabéns à todas as Mulheres!
Gerson Sutil

Onda de assaltos em Castro

Audiência Pública debaterá segurança
Onda de assaltos em Castro
               Diante da onda de insegurança que assombra Castro após os assaltos a estabelecimentos comerciais, como restaurantes, correios e postos de gasolina, o Presidente da Câmara Municipal, vereador Gerson Sutil (PSB), acompanhado da vereadora Aline Sleutjes Roberto (PSDC), recebeu no final da tarde de ontem, quarta-feira, 02 de março, empresários, representantes de entidades civis do Município, para ouvi-los sobre o problema de segurança que a cidade está enfrentando.
                Durante o encontro os empresários citaram que, além dos roubos no centro da cidade, aumentou o número destes atos no interior. Eles enfatizaram que a sociedade castrense precisa se mobilizar e cobrar soluções dos órgãos competentes o quanto antes, para evitar que aumente ainda mais a criminalidade e Castro se torne destaque como uma cidade violenta.
                Os vereadores Gerson Sutil e Aline Sleutjes explicaram que, em grande parte dos casos, como a contratação de efetivo policial, a obrigação é do estado e não do Município. Os parlamentares salientaram que a Câmara está preocupada com a segurança em Castro e propuseram a realização de uma audiência pública para discussão do tema. “Vamos chamar as autoridades competentes, de todas as instâncias, para que venham aqui, respondam nossas dúvidas e nos apresentem soluções”, declarou Gerson Sutil.
                A ideia da audiência pública foi acatada pelos representantes das entidades e está marcada para acontecer na segunda-feira, dia 21, às 19 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Castro. Representantes do Judiciário, Polícias Militar e Civil, e do Governo do estado serão convidados a participar do debate.