quinta-feira, 29 de outubro de 2015

GERSON SUTIL RECEBE TÍTULO DE VEREADOR MAIS ATUANTE 2015


Vereador GERSON SUTIL, atual Presidente da Câmara de Vereadores de Castro, recebeu o título de VEREADOR MAIS ATUANTE do ano de 2015 pelo Instituto de Pesquisas Max Lider.
Entre os 5 vereadores mais votados, o nome de Gerson Sutil teve destaque entre as opiniões dos castrenses.


A solenidade de entrega de títulos aconteceu na noite desta terça-feira, 27, na Churrascaria Beira Rio.
Os trabalhos de Gerson no Legislativo castrense é voltado principalmente à Educação, o interior do município também é uma das preocupações do vereador. 
Ele procura trazer as reclamações e sugestões diretamente ao Executivo. Para isso, sempre que possível participa ativamente de reuniões de associações de bairros.
Para Sutil, a vida pública é gratificante quando consegue atender aos pedidos da população.

Vereadores e comunidade debatem LOA para 2016


Às 17 horas teve início a Audiência do Orçamento para 2016. A Presidente da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, vereadora Regiane Batista Severino, abriu os trabalhos e convidou Aline Sleutjes Roberto (PSDC) e Gerson Sutil (PSB) para assumirem as secretarias da referida Comissão como membros ad-hoc. Na sequência Regiane solicitou que Aline fizesse a leitura da súmula e dos pareceres anexados à proposta, e Gerson, da emenda apresentada.
A emenda, de autoria do Presidente Gerson Sutil, modifica o anexo 02, que dispõe sobre a natureza das despesas segundo as categorias econômicas, diminuindo valores antes destinados às Secretarias Municipais de Indústria, Comércio e Turismo, de Obras e Serviços Públicos, de Governo, e de Administração, e aumentando valores a serem aplicados na Secretaria Municipal de Saúde, no tocante a infraestrutura e logística, manutenção da gestão do SUS e desenvolvimento das atividades da atenção básica.
Finalizada a leitura foi aberta a palavra para os munícipes que quisessem se manifestar e apresentar suas sugestões ou indagações. Entre as discussões ressaltaram-se as solicitações de análise mais aprofundada dos vereadores acerca do orçamento que está previsto para ser destinado à melhoria das estradas rurais, à Procuradoria do Município e ao setor de Segurança Pública.
Além do Presidente da Casa, as vereadoras Maria de Fátima Barth Antão Castro (PMDB), Aline Sleutjes e o vereador Itari Cropolato (PSL), falaram a respeito de suas considerações com relação ao projeto. Aline ressaltou que está analisando questões relacionadas a educação em tempo integral, manutenção de espaços para os jovens desenvolverem atividades de contra turno, e quanto ao transporte das equipes esportivas que representam Castro.
Maria de Fátima, por sua vez, enfatizou que considera insuficientes os recursos previstos para a Secretaria de Infraestrutura e Logística e que está estudando um remanejamento orçamentário para aumentar os repasses para a pasta. Itari Cropolato também manifestou sua preocupação com este setor e com o de Saúde.
Ao término, a Presidente da Comissão, vereadora Regiane, lembrou aos presentes que a sugestão de emenda modificativa e demais apontamentos feitos durante a audiência, serão analisadas pela Comissão a fim de serem anexadas como emendas do projeto.      

Durante sessão os vereadores aprovaram três Votos de Congratulações


A Câmara Municipal de Castro realizou na tarde de hoje, dia 28 de outubro, às 14 horas, a última sessão ordinária do mês e, às 17 horas, a Audiência Pública da Lei Orçamentária para o ano de 2016, referente ao projeto de lei n°164/2015, que estima a receita e fixa a despesa para o próximo ano.
Durante reunião ordinária os parlamentares aprovaram, após segunda votação em plenário, os projetos de lei complementar n° 07 e 09/2015. A primeira proposta altera disposição da Lei Complementar n° 30/2011, que diz respeito ao Plano Diretor, para corrigir o quesito que atribui ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano a gestão do Fundo Municipal de Habitação, Infraestrutura e Transporte Público, visto que o conselho é fiscalizador e não cabe a ele a gestão dos recursos, e sim ao Executivo.
A proposição de lei complementar n° 09, altera dispositivo da Lei Complementar n° 32/2011, que dispõe sobre as normas de uso e ocupação de solo no município. Esta lei pretende excluir do cálculo do coeficiente de aproveitamento de terrenos, as áreas abaixo do nível dos mesmos, por não causarem impactos no paisagismo da cidade, e também corrige erro na redação existente, retificando a expressão “área do terreno” por “área do térreo”.  
O projeto de lei n° 175/2015, que cria o Comitê Municipal do Transporte Escolar no âmbito do Município, e seis requerimentos, receberam votos favoráveis de todos os legisladores durante turno único. 

O Presidente da Casa, vereador Gerson Sutil (PSB), e a vereadora Aline Sleutjes (PSDC) apresentaram pedido de Voto de Congratulações aos alunos, professores e diretores participantes e premiados na fase estadual da 20° edição do Concurso Agrinho. O vereador José Otávio Nocera (PMDB) e a vereadora Maria de Fátima Barth Antão Castro (PMDB) solicitaram que fossem realizadas alterações no documento, a fim de parabenizar também a Secretaria Municipal de Educação, especialmente o Setor de Programas e Projetos, e o Sindicato Rural de Castro, e incluídas as premiações conquistadas por instituições municipais na fase regional do referido concurso. As alterações foram aprovadas pelos edis e todos foram convidados a assinar a proposição.
Gerson e Aline assinam juntos outros dois Votos de Congratulações a serem encaminhados à Cooperativa Castrolanda, pela realização da 15ª edição da Agroleite, e às Cooperativas Castrolanda, Frísia e Capal pela inauguração da Unidade Industrial de Carnes Alegra Foods.
Para passar por discussão em primeiro turno, constavam na pauta dois projetos, sendo um de autoria do vereador Paulo Cesar de Farias (PPS) nominando a estrada do Itapoiacanga de Luiz Carlos Machinki. O segundo, enviado pelo Executivo, de n° 167/2015, autorizando-o a alienar lotes urbanos, recebeu novo pedido de vistas, desta vez da vereadora Regiane Batista, visto que na semana passada a vereadora Maria de Fátima já havia feito a solicitação. O pedido de Regiane foi aceito pelo Presidente da Casa, que concedeu cinco dias para análise complementar. Em plenário também foram apresentadas quatro indicações.
A próxima sessão ordinária acontece na quarta-feira, dia 4 de novembro, às 14 horas, no plenário da Casa de Leis.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

AGROLEITE - Inauguração do Portal Cidade do Leite marca abertura oficial



Numa área de 300 mil m²  estão montadas as estruturas da grande feira do setor leiteiro nacional. Esta edição será marcada pela realização de grandes eventos – a 47ª Expohol (Exposição Nacional da Raça Holandesa), a 34ª Exposição Nacional da Raça Jersey e a 31ª Exposição Nacional da Raça Pardo-Suíça. Três das tradicionais raças leiteiras do Agroleite. Estão expostos 680 animais, 180 empresas e a expectativa é de receber 98 mil pessoas. Em negócios a feira deve movimentar cerca de R$ 60 milhões.


ABERTURA OFICIAL - A abertura oficial aconteceu as 10h30 desta terça-feira (20/10). 



A cerimônia foi realizada na Praça Central e na solenidade foi inaugurado o Portal Cidade do Leite.  A escolha do nome se deu em homenagem a Castro, capital nacional do leite.
PROGRAMAÇÃO - A programação está repleta de novidades. “Não queremos ser o maior evento da pecuária leiteira do país, porém a Castrolanda almeja uma exposição representativa, com foco em tecnologia e com um time seleto de competidores, esse deve ser um grande atrativo da feira, para que assim o visitante venha e tenha o evento como uma vitrine da tecnologia do leite”, avalia o Diretor Presidente da Castrolanda, Frans Borg. Haverá também a premiação do Criador Supremo da Raça Holandesa e a expectativa também é grande em relação a programação dos fórum com a presença de grandes nomes do setor o que deixa o  Agroleite repleto de atividades para, agricultores, pecuaristas, suinocultores, ovinocultores, mulheres cooperativistas e demais interessados nas diversas oportunidades para novos conhecimentos e atualização das informações do agronegócio.
HORÁRIO - A feira será realizada de terça a sábado das 8h às 21h. O evento tem como  missão: “gerar conhecimento e negócios”,  numa vasta programação com a realização dos julgamentos, leilão, torneio, fóruns, seminário internacional, dia de campo, eventos técnicos e outros.

AGROLEITE - A 15ª edição do Agroleite será realizada de 20 a 24 de outubro, em Castro (PR). É a primeira vez que a data do evento foi alterada. O tema para este ano será “O Universo do Conhecimento”. Desde as palestras, fóruns, seminário internacional, dia de campo, dinâmicas de máquinas, pista de julgamento tudo terá ênfase para o conhecimento. É a valorização da missão da feira de gerar conhecimento e negócios para os diferentes sistemas de produção, eficiências e intensificação da produção de leite, como também mercado e perspectivas para o setor, não somente do leite como também agricultura, suinocultura e ovinocultura, áreas de atuação da Castrolanda, cooperativa realizadora do evento. Na última edição a feira recebeu 98 mil pessoas e movimentou R$ 60 milhões em negócios durante os cinco dias. 

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Centro Ocupacional do Idoso receberá gradil

Na tarde desta quarta-feira, 14 de outubro, os vereadores castrenses reuniram-se para a realização da segunda sessão ordinária do referido mês.    

A sessão foi acompanhada por alunos do Ensino Técnico do Colégio Estadual Professora Edina Woellner Sviercoski e do curso “Viver e Adolescer com Qualidade de Vida”, promovido pelo Programa Geração Futuro da Unidade Cargill de Castro, em parceria com o Senac e a Prefeitura Municipal.
Em reunião plenária os vereadores aprovaram, após discussão e votação única, dois projetos de lei e quatro requerimentos.
Os dois projetos são de autoria do Executivo Municipal e através deles este Poder revoga as Leis n° 2.400 e 2.401/2011, visto que as mesmas nomeavam ruas da cidade que já possuíam denominação, e o autorizam a abrir crédito adicional suplementar no valor de R$ 75.000,00 para assegurar despesas com a contratação de serviços para confecção e pintura de gradil para cercar o Centro Ocupacional do Idoso. 


Constavam na pauta para passar por primeira votação três projetos de lei complementar e um projeto de lei ordinária. Os projetos de lei complementar n° 05 e 07/2015 receberam pedido de vistas da vereadora Aline Sleutjes Robero (PSDC), e o n° 09/2015, pelos parlamentares Maria de Fátima Barth Antão Castro (PMDB) e José Otávio Nocera (PMDB). As solicitações foram acatadas pelo Presidente da Casa, vereador Gerson Sutil (PSB), que concedeu um prazo de cinco dias para análise.
A única matéria apreciada neste turno foi o projeto de lei n° 163/2015 que reverte ao patrimônio público municipal o imóvel localizado na Colônia Santa Clara, doado a empresa Auto Posto Juli Ltda. através da Lei n° 1.138/2002, tendo em vista o descumprimento dos encargos previstos na referida legislação, deixando de atingir o fim econômico-social a que se destinava.  Esta matéria passa por segunda votação na próxima sessão.
A próxima reunião ordinária será realizada na quarta-feira, dia 21, às 14 horas, na sede da Câmara Municipal.


quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Instituída Taxa Ambiental Municipal

Recursos antes recolhidos ao Estado passarão a beneficiar Castro
Instituída Taxa Ambiental Municipal
               A primeira sessão ordinária de outubro da Câmara Municipal de Castro foi realizada na tarde desta quarta-feira, 07, às 14 horas, e nesta reunião foi aprovado, após segunda discussão, o projeto de lei complementar n° 08/2015, de autoria do Executivo Municipal, que institui a Taxa Ambiental.
                Conforme explica o parecer das Comissões, o valor atualmente cobrado em processos de licenciamento ambiental e demais serviços, ainda estava sendo recolhido a favor do Estado, porque antes os serviços eram prestados pelo Instituto Ambiental do Paraná. Hoje em dia o trabalho é executado pela Diretoria Municipal de Meio Ambiente, que até agora, arcava somente com o ônus da prestação das tarefas. Trata-se, portanto de uma correção neste ponto, para que os valores arrecadados sejam depositados na conta do Fundo Municipal de Meio Ambiente e revertidos em benefício a Castro.
                Em discussão única foi aprovado projeto do vereador Paulo Cesar de Farias (PPS), nominando de Manoel da Luz Modesto uma rua sem nome localizada no Bairro Bom Pastor, e cinco requerimentos.


                O Presidente da Casa, Gerson Sutil (PSB), e o vereador José Otávio Nocera (PMDB), requerem Voto de Congratulações ao Deputado Federal Osmar Serraglio, pela autoria do projeto que confere a Castro o título de “Capital Nacional do Leite”. Herculano da Silva (PSL) é autor de Voto de Louvor à Senhora Zélia Schitkoski, a “Titia Zélia”, por sua atuação em diversos segmentos da nossa sociedade, principalmente nas áreas da arte, cultura e solidariedade.
                A parlamentar Aline Sleutjes Roberto (PSDC) requisita a SANEPAR e ao Prefeito Municipal, informações quanto a projeto para implantação de rede de esgoto em ruas do Bairro Morada do Sol I. Itari Cropolato (PSL), por sua vez, questiona o Executivo quanto a desocupação e abandono do prédio do Restaurante Cidadão Vó Marilda, Extensão II, localizado na Vila do Rosário. Já José Otávio Nocera (PMDB) indaga a pasta de esportes quanto a existência de programa de revitalização da quadra de esportes que existe no Bairro Cantagalo I.
                Foram apresentadas em plenário sete indicações apontando, às secretarias competentes, necessidades da comunidade castrense. Aline Sleutjes solicita providências quanto a lixo depositado em beira da estrada para o Cenáculo Cavanis; Itari Cropolato a delimitação de faixa de pedestre na Avenida Dr. Ronie Cardoso; Luiz Cezar Canha Ferreira (PSC) a pavimentação asfáltica na Rua Gustavo Arnoldo Augustat e o calçamento com pedras na Rua Iereni Malherbi Senhori;  Joel Elias Fadel (PSDB) a urgente recuperação de estrada da Colônia Santa Leopoldina; José Nocera a limpeza da estrada do Colégio Agrícola; e Regiane Batista Severino (PRB) sugere a marcação automática da consulta de retorno com os médicos pediatras.
                A próxima sessão será realizada na quarta-feira, dia 14 de outubro, às 14 horas.

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Vereadores reúnem-se com equipe da FUNPAR


O Presidente da Câmara Municipal de Castro, Gerson Sutil (PSB), e os vereadores Aline Sleutjes Roberto (PSDC), Regiane Batista Severino (PRB), José Otávio Nocera (PMDB), Luiz Cezar Canha Ferreira (PSC), Maria de Fátima Barth Antão Castro (PMDB) e Herculano da Silva (PSL), reuniram-se no final da tarde desta terça-feira, 06 de outubro, com os representantes da Fundação da Universidade Federal do Paraná- FUNPAR, o Coordenador de Plano Diretor, Luis Henrique Fragomeni, e as Arquitetas, Noah Weishof e Naomi Scheer, para conversar a respeito da revisão do Plano Diretor Municipal.
Este foi um encontro informal para que os técnicos ouvissem os vereadores, afim de saber sobre suas expectativas, experiências, vivências e as reivindicações mais comuns que recebem da comunidade, visto que o plano diretor irá definir ações para a melhoria da qualidade de vida da população, através do desenvolvimento do município, e só passa a vigorar depois de aprovado pela Câmara.
Ao apresentar questões relativas ao Plano Diretor, Fragomeni explicou que esta proposta precisa ser revisada a cada 10 anos, sendo o último projeto do ano de 2006, e é uma tentativa de enxergar o futuro e fazer um planejamento em conjunto. Além disso, ressaltou que a função da equipe técnica é fazer com que a cidade seja eficiente e a colocou a disposição do Legislativo sempre que surgirem dúvidas.
Os vereadores aproveitaram para debater sobre algumas questões relativas a mobilidade, segurança, sistema viário, tráfego e horários de pico, expansão urbana, tendência de crescimento da cidade,  e a questão das fachadas das lojas, abordada no Código de Posturas que é incorporado pelo Plano Diretor.
Os parlamentares também solicitaram que sejam estudadas soluções a curto e médio prazo que possam ser solucionadas pelo Município, sem depender do Estado ou do Governo Federal, e ainda, que as próximas reuniões a serem realizadas com a comunidade baseiem-se em um único tema, como mobilidade ou meio ambiente, para que todos possam contribuir e tornar o debate mais rico e produtivo. Além disso, pediram maior e melhor divulgação das reuniões comunitárias previstas para esta quarta e quinta-feira, 07 e 08, cujo intuito é explicar o plano e o impacto que pode produzir na vida das pessoas.
                Reuniões Comunitárias para discussão do Plano Diretor: (abertas para toda a comunidade)
- Quarta-feira, dia 07/10:
15 horas: Associação de Moradores do Abapan
19 horas: Escola Municipal Mariana Garcez Duarte
- Quinta-feira, dia 08/10:
15 horas: CRAS Socavão
19 horas: Associação dos Moradores do Jardim Arapongas   

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Sessão extra-Vereadores analisam três projetos

Duas proposições dispõem sobre a Secretaria de Saúde
Sessão extra-Vereadores analisam três projetos
               Na tarde desta quarta-feira, dia 30 de setembro, às 14 horas, o Legislativo castrense realizou sessão extraordinária para deliberação em votação única acerca de três projetos de lei de autoria do Executivo.
                Duas das proposições dispõem sobre alterações na Secretaria Municipal de Saúde e foram aprovadas por unanimidade. A primeira, n° 160/2015, altera os critérios para pagamento de gratificação de deslocamento, que passará a ser proporcional à distância percorrida, e aplica-os a todos os servidores que necessitarem se deslocar, em contraposição à lei em vigor que prevê estes adicionais apenas para os ocupantes de alguns cargos.
                Já o projeto n° 161/2015, cria no âmbito da referida pasta, as funções de controladoria, chefia e coordenação, e suas respectivas gratificações. O documento especifica o percentual de gratificação para cada atividade desenvolvida, estabelece as condições para ocupar as funções e a competência dos servidores que ocuparão os cargos e descreve cada atividade.  As Comissões Permanentes de Constituição e Justiça e de Finanças e Orçamento apresentaram emenda modificativa à súmula do projeto, incluindo a função de supervisão.
                O terceiro projeto constante na ordem do dia, n° 162/2015, autoriza o Executivo Municipal a conceder incentivos especiais à empresa Ecoaxial Participações S/A na forma de: realização de serviço de limpeza, preparação e terraplanagem do terreno, serviço de abertura de vias internas de tráfego e instalação de rede de abastecimento de água, através de poço artesiano. Segundo a justificativa, serão gerados 200 empregos, entre diretos, indiretos e terceirizados, e o investimento inicial, ainda em 2015, será de R$ 30.000.000,00. O único voto contrário a aprovação da proposta foi do vereador Joel Elias Fadel (PSDB).
                 Esta reunião foi acompanhada por alunos do curso “Viver e Adolescer com qualidade de vida”, acompanhados pelo professor Paulo Assis. Na próxima quarta-feira, dia 07 de outubro, às 14 horas, a Casa de Leis realiza a primeira sessão ordinária de outubro.