quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Procon- Projeto que cria a estrutura organizacional é aprovado


Na noite de ontem, quarta-feira, dia 26, às 19 horas, a Câmara Municipal de Castro realizou a quarta sessão ordinária de agosto. A vereadora Aline Sleutjes Roberto (PSDC) fez uso da tribuna após a leitura do expediente e abordou a respeito da ocupação da Fazenda Capão do Cipó, ocorrida no último dia 24. Aline ressaltou que não é contrária e que não estava questionando o direito a ocupação, mas considera importante que a comunidade saiba dos trabalhos desenvolvidos pela Fundação ABC e o Centro de Treinamento de Produtores- CTP naquela área. 

Durante a ordem do dia, em turno único, os vereadores foram favoráveis a aprovação de três projetos de lei e três requerimentos. As propostas de lei, todas de autoria do Executivo, dispõe sobre a criação da estrutura organizacional da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor- PROCON, alteração do artigo 28-A da Lei n° 1.580/2007 e instituição da gratificação especial de atividade para os servidores lotados no CREAS I- Aconchego e II Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade, e aumento do vencimento inicial dos cirurgiões dentistas em 15%.


Para primeira discussão e votação constavam na pauta nove projetos. Quatro matérias receberam pedidos de informações e documentos complementares pelas Comissões Permanentes e o Presidente da Casa, Gerson Sutil (PSB), os retirou da votação para que a secretaria da Casa proceda com o que foi solicitado.
O projeto de lei n° 137/2015, que visava a instituição de Taxa Ambiental, recebeu pareceres contrários a sua aprovação. As Comissões de Constituição e Justiça e de Finanças e Orçamento, argumentaram que a proposta não especifica quem será o sujeito passivo da obrigação tributária, se há previsão de solidariedade tributária, e não possui informações de que como se dará o lançamento e o recolhimento da taxa. Além disso, ressaltam que a matéria é objeto de projeto de lei complementar e não de projeto de lei. Os pareceres foram aprovados e a matéria rejeitada pela Casa.
As proposições restantes, autorizando o Executivo a abrir crédito adicional para assegurar despesas com a a aquisição de revistas e transporte e aquisição de calcário, criando o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Segurança de Castro e concedendo isenção de tributos municipais à Rede Feminina de Combate ao Câncer, foram aprovados por unanimidade e passam por nova votação na próxima sessão.
Os parlamentares apresentaram em plenário seis indicações em que relatam necessidades da comunidade e solicitam providências. Paulo Cesar de Farias (PPS) pede a colocação de tampa em bueiro localizado na Rua Oscar Marfurt e a terraplanagem no terreno dos fundos do Colégio Estadual Professor Salvador Alves Sobrinho e Escola Municipal de Guararema; Itari Cropolato a aquisição de caminhão betoneira e a realização de parceria com apicultores; Aline Sleutjes Roberto (PSDC) a construção de capela mortuária para atender a população; e, José Otávio Nocera melhorias para o final das Ruas Eurico da Silva Gomes e Manoel das Chagas Lima.

Vereadores acompanham reunião acerca de ocupação de terras


O vereador Presidente da Câmara Municipal de Castro, Gerson Sutil (PSB),  e os parlamentares Maria de Fátima Barth Antão Castro (PMDB), Paulo Cesar de Farias (PPS, José Otávio Nocera (PMDB), Itari Cropolato (PSL), Herculano da Silva (PSL), Aline Sleutjes Roberto (PSDC) e Joel Fadel (PSDB), participaram da reunião que ocorreu na tarde de hoje, dia 25 de agosto, no edifício da Prefeitura, sobre a ocupação de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra à Fazenda Capão do Cipó, na manhã de ontem, dia 24.
Os líderes do MST, representantes da Fundação ABC e do Centro de Treinamento de Pecuaristas, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária –INCRA, Prefeito Municipal, Vice-Prefeito e  Secretário Estadual de Assuntos Fundiários também estavam presentes.
Esta foi uma reunião preliminar acerca do assunto e as questões abordadas serão analisadas pela Fundação ABC, INCRA, Movimento Sem-Terra e Prefeitura.  A área ocupada fica há aproximadamente nove quilômetros do centro da cidade, pertence à União, e há mais de 40 anos é parcialmente utilizada para projetos de pesquisa agropecuária da Fundação ABC. Novo encontro deverá ocorrer na próxima semana.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Alunos da Escola Matilde Baer visitam a Câmara

Estudantes realizaram sessão jovem

A Câmara Municipal de Castro recebeu nesta sexta-feira, dia 21 de agosto, durante os períodos da manhã e da tarde, 244 alunos da Escola Estadual Professora Matilde Baer, entre 10 a 14 anos,  para participarem da Sessão Jovem, projeto do Legislativo que visa oportunizar o conhecimento e a prática de como funcionam a Casa de Leis e as sessões.
Inicialmente foi realizada explicação sobre o Poder Legislativo, as funções dos vereadores, os instrumentos de trabalho dos parlamentares, as Comissões Permanentes, os tipos de sessões e a normatização das ações da Casa, e então, os alunos foram convidados a exercitar o aprendizado realizando a votação dos vereadores da turma e simular uma sessão.
Durante a simulação abordaram vários temas como: a falta de áreas de lazer nos bairros, rampas para cadeirantes nas calçadas, maior segurança e policiamento no período da noite, término da reforma do hospital Anna Fiorillo Menarim e melhoria do atendimento nos postos de saúde, sinalização e faixas de pedestres, coberturas para os pontos de ônibus e a pavimentação de ruas.
A professora da instituição, Elisângela Klempovus, falou ao final das sessões sobre a importância dos alunos terem vindo até a Casa de Leis e obter este conhecimento, ressaltou a eles a respeito da responsabilidade de escolher bem seus candidatos para votar consciente, e os estimulou a convidar e a contar para seus familiares sobre o que aprenderam.
Durante a manhã o vereador Presidente Gerson Sutil (PSB) cumprimentou os alunos. No período da tarde os vereadores Herculano da Silva (PSL) e Itari Cropolato (PSL) estiveram presentes. Itari falou por alguns minutos aos estudantes, elogiando-os pelas ideias que apresentaram no plenário e incentivando-os a estudar. “Tenho certeza que vocês terão um futuro legal, podendo ser até um representante do povo, como um vereador ou deputado”, comentou o vereador.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

3ª Sessão Ordinária do mês de Agosto acontece na Câmara Municipal



Vereadores questionam Executivo sobre vacinação e ginásioPastores de Igrejas Presbiterianas e Apae recebem Voto de Congratulações
A terceira sessão ordinária de agosto da Câmara Municipal de Castro teve início às 19 horas da noite de ontem, 19. Os vereadores apresentaram cinco requerimentos durante o expediente desta reunião e estes documentos foram analisados em turno único.

O vereador Presidente Gerson Sutil (PSB) é autor de duas proposições e através delas pleiteia estudos para que o Município firme convênio de cooperação com proprietários de locais turísticos que cobram ingressos para visitação, a fim de encontrar mecanismos que viabilizem a gratuidade da visitação de alunos municipais, e requer Voto de Congratulações aos Pastores das Igrejas Presbiterianas do Brasil em Castro, pelos 156 da instituição no país.

Os vereadores aprovaram todos os requerimentos por unanimidade, bem como projeto de lei que nomeia praça localizada no Bairro Jardim Arapongas, em frente a Igreja Cristo Rei, de Praça Neuza Santana do Prado Faria.
Após segunda discussão o projeto de Lei Complementar n° 06/2015  recebeu voto favorável de todos os edis. A matéria altera dispositivos da Lei Complementar n° 37/2011, Código Tributário Municipal, no tocante ao sujeito passivo do IPTU, determinando que para os imóveis, objeto de compromisso de compra e venda, o carnê seja lançado em nome do compromissário- comprador.  

A próxima sessão ordinária acontece na Casa de Leis, na quarta-feira, dia 26, às 19 horas.

Sutil reúne-se com representantes do Fórum de Entidades


Vários assuntos foram abordados durante reunião
O Presidente da Câmara Municipal de Castro, Gerson Sutil (PSB), recebeu na tarde desta quarta-feira, 19 de agosto, na sala de reuniões da Casa de Leis, representantes do Fórum de Entidades de Castro, Hélcio Luiz Ferro, Lino Lopes, Frans Borg, Jan Petter, Marioli Simão, Eduardo Gomes e Rubens Doi.
  
Durante o encontro foram abordados vários assuntos, entre eles: Plano Diretor, Plano Estratégico de Ocupação Territorial, tombamento do centro histórico de Castro, desenvolvimento  e funcionamento das atividades do Legislativo, Ficha Limpa e Nepotismo.  
Segundo Hélcio, esta foi uma conversa preliminar com o Presidente, principalmente sobre os dois últimos assuntos citados, visando iniciar o encaminhamento destes temas dentro da Casa de Leis para ver o que pode ser feito a nível de legislação municipal.

  
Gerson Sutil garantiu que irá estudar e analisar as questões e futuramente marcar mais reuniões dos representantes com os demais vereadores.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Rotary recebe Lei de utilidade pública




                Às 18h30 desta segunda-feira, dia 17 de agosto, o Presidente da Câmara Municipal de Castro, Gerson Sutil (PSB), e os vereadores Herculano da Silva (PSL), Maria de Fátima Barth Antão Castro (PMDB), Itari Cropolato (PSL) e Aline Sleutjes Roberto (PSDC), receberam o Presidente do Rotary Club de Castro, Juliano Micheli, e companheiros rotarianos, para entrega oficial da Lei n° 3145/2015, que declara a associação como de utilidade pública.
                Gerson Sutil, autor do projeto de lei n° 134/2015, que deu origem a Lei, declarou ser grande a sua satisfação em ser o autor da proposta e falou algumas das ações da entidade que colabora e ajuda Castro e seus cidadãos, como: campanhas em prol da APAE, apoio às atividades da Rede Feminina de Combate ao Câncer, ajuda a Casa da Criança “Padre Marcelo Quilici”, Asilo São Vicente de Paulo e Hospital Anna Fiorillo Menarim.
                Gerson ressaltou que neste ano, durante as comemorações do aniversário de Castro em março, o Rotary realizou a 1ª Expo e Flor, uma exposição de flores, planta e mudas, e os R$ 19 mil arrecadados foram entregues a entidades assistenciais. “Obrigado a todos vocês que fazem parte do Rotary por sempre servir e ajudar a comunidade castrense. Entregamos esta Lei como reconhecimento à importância da associação para a nossa sociedade e esperamos que ela traga os esperados benefícios”, finalizou Sutil.
                A vereadora Fátima, que já foi rotariana, disse que é muito gratificante entregar o título de utilidade pública para uma entidade como o Rotary que tem o compromisso de servir. A parlamentar destacou que o Rotary tem sido atuante no interior, nos distritos, e suas ações mudam e oportunizam a vida das pessoas, como a instalação de biblioteca na escola de Tanque Grande. “São pequenos gestos de grandes significados para a vida das pessoas. É uma grande satisfação conceder esta utilidade pública para ajudar o Rotary a fazer mais do que já faz hoje”, salientou.
                O Presidente do Rotary, por sua vez, agradeceu aos vereadores pela aprovação unânime do projeto visto que a lei irá ajudar muito a associação, como a isenção do alvará para organizar eventos, o que irá permitir destinar ainda mais aos que tem necessidade.
                O rotariano Vergilio Carvalho também fez uso da palavra e explicou que em Castro a entidade conta com 20 voluntários, está presente em mais de 200 países, tem 550 distritos, e os rotarianos somam 1 milhão e 200 mil pessoas. “É uma corrente de solidariedade, e em meu nome particular e em nome do clube agradeço a Câmara por este gesto importante”, concluiu.

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Reconhecimento: Lauro Lopes e Glaci recebem título


Casal foi homenageado na noite de ontem
A noite de ontem, quinta-feira, 13 de agosto, com certeza ficará marcada na história do Legislativo castrense. A Casa realizou sessão solene de outorga dos títulos de Cidadãos Beneméritos ao casal Doutor Lauro Lopes e Glaci Ribas Lopes, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao Município.
  
O Presidente do Legislativo castrense, Gerson Sutil (PSB), iniciou a cerimônia e convidou o Prefeito de Castro Reinaldo Cardoso e o Desembargador, sobrinho da homenageada, Sérgio Antonio Ribas para comporem a mesa.  Na sequência, solicitou que o vereador José Otávio Nocera (PMDB) conduzisse a Senhora Glaci Ribas Lopes ao seu lugar de honra e Itari Cropolato (PSL), o Doutor Lauro Lopes.
  
Glaci foi homenageada primeiro. Aline Sleutjes Roberto (PSDC) e Gerson Sutil ressaltaram as características de sua personalidade, determinada, crítica, espontânea, dinâmica, comunicativa, de espírito solidário e um exemplo de mãe, avó e esposa. Ao apresentar o histórico de vida, os vereadores também leram e mostraram vídeo de amigos que trabalharam e conviveram com Glaci. “Hoje foi um prazer relatar um pouquinho da sua história, espero ter conseguido falar ao menos 10% do que você é para Castro, para nossa comunidade e para nossa Câmara”, finalizou Aline.
  
Depois de receber o título e ao fazer uso da palavra, a ex-Presidente da Câmara Municipal de Castro, “Mãe dos Jogos Estudantis de Castro” e vascaína, relatou que estava muito emocionada e agradeceu ao marido que sempre a compreendeu, filhos e família. “Tenho orgulho de ser castrense, eu amo esta minha cidade, lutei muito pela minha cidade e agradeço a Deus tudo aquilo que pude fazer por Castro. Fica aqui toda a minha gratidão, a emoção é maior do que as palavras”, ressaltou Glaci.
    
Dando continuidade ao evento a parlamentar Maria de Fátima Barth Antão Castro (PMDB) foi convidada a proferir o discurso em homenagem a Lauro. A parlamentar pontuou os feitos do Doutor como contador, advogado, agropecuarista, ex-vereador, ex-vice e ex-prefeito da cidade, além de suas benfeitorias ao próximo. “As pessoas especiais são aquelas que têm habilidade de se doar aos outros e de ajudá-los com as mudanças em seus caminhos. Ao estudar sua história eu percebi que o Senhor tem uma grande habilidade de ajudar as pessoas, de transformar”, enfatizou Fátima, que encerrou sua fala cantando trecho da música “Um pouco de perfume”.
  
Lauro confessou sua emoção, agradeceu a todos os vereadores nominalmente pela concessão do título, e discorreu a respeito das exigências e dificuldades das funções políticas nos dias de hoje. O homenageado exaltou a esposa ao dizer que sempre tem uma grande mulher ajudando um homem. “Hoje eu recebo esta homenagem, e acho que não fiz nada demais a não ser cumprir a nossa obrigação. Nós, os brasileiros em si, somos muito de elogiar e esquecemos que é obrigação nossa ser correto, é obrigação nossa ajudar o próximo, é obrigação nossa não criar inimigos, é obrigação nossa vivermos bem”, frisou Lauro Lopes.
    
Este momento seguiu-se de breve descontração a cerca dos times de coração do casal, dos amores da vida da Dona Glaci, que incluem o gato Fredy e o papagaio Guga, vídeos de mensagens dos netos que não puderam estar presentes, e também de lembrar a filha que faleceu em 2008, Jucimara, e de receber abraços dos filhos e netos.
  
O filho do casal, Mozar Lopes, e o sobrinho, Desembargador Sérgio Antonio Ribas, falaram aos presentes por alguns minutos. Lopes revelou que há muito tempo considerava merecido que os pais recebessem o título, e que Castro é um celeiro de gente de valor que ainda não recebeu e que cabe à Casa de Leis a concessão das honrarias aos seus cidadãos. “Em nome da família, dos meus pais, quero que vocês dividam conosco esta emoção, esta cerimônia, esta solenidade e esta concessão de titulo de cidadãos beneméritos aos meus pais”, concluiu.
  
Sérgio, por sua vez, discorreu sobre a sorte da sua Tia Glaci ter se casado com Lauro e sobre seu orgulho de ser castrense, pois levará com orgulho o nome de Castro onde puder. “Lembro que meu pai sempre fazia com que nós passássemos as nossas férias junto aos primos em Castro porque sabia que estaríamos bem amparados pelo tio Lauro e tia Glaci”, contou.
  
Ao término, Gerson Sutil agradeceu a presença de todos, em especial dos homenageados, e falou em nome de todos os vereadores da Câmara. “Agradeço a Deus pela vida dessas pessoas sensacionais que hoje temos o privilégio de honrá-los e homenageá-los. Este momento ficará marcado na história deste Legislativo. Vocês representam para nós uma vida, uma história, um exemplo”, salientou o Presidente.
  
Os hinos Nacional e Municipal foram entoados por Pedro Henrique Telles e executados por Eliane Ramos Kovalski. Os projetos que deram origem às leis que concedem os títulos às ilustres personalidades foram apresentados pelo vereador Gerson Sutil, com apoio de demais parlamentares, e aprovados por unanimidade.
  

http://www.castro.pr.leg.br/institucional/noticias/reconhecimento-lauro-lopes-e-glaci-recebem-titulo

Plenário rejeita dois projetos de lei




A Câmara Municipal de Castro realizou na noite de quarta-feira, dia 12 de agosto, às 19 horas, a segunda sessão ordinária do mês. Nesta reunião, após leitura do expediente, o parlamentar Itari Cropolato (PSL) fez uso da tribuna e abordou a respeito do acidente ocorrido no último sábado, na PR-340 sentido Castrolanda, que vitimou o jovem Ivan Pedro de Oliveira. Cropolato salientou que os vereadores já solicitaram algumas vezes ao DER que tomasse providências para reduzir o número de acidentes na via, tendo em vista que a rodovia é estadual e o município não pode intervir. 

Constavam na pauta para passar por primeira discussão e votação em plenário, sete projetos, mas, apenas três foram apreciados. As Comissões Permanentes de Constituição e Justiça e de Finanças e Orçamento solicitaram informações complementares ao Executivo e reencaminharam um dos documentos para correção de item.
    
O primeiro dos três documentos que foram analisados, de autoria dos vereadores Aline Sleutjes Roberto (PSDC) e José Otávio Nocera, é o projeto de Lei Complementar n° 06/2015, que altera dispositivos da Lei Complementar n° 37/2011, Código Tributário Municipal, no tocante ao sujeito passivo do IPTU, determinando que para os imóveis, objeto de compromisso de compra e venda, ele seja lançado em nome do compromissário- comprador. A matéria foi aprovada e passa por segunda votação na próxima semana.
    
As outras duas propostas, enviadas pelo Executivo, receberam pareceres contrários a sua aprovação. Quanto ao projeto de lei n° 124/2015, em que se propunha a instituição do “Dia de Castro”, as Comissões acima citadas argumentaram com base em leis federais que não se pode instituir datas comemorativas ou feriados sem que sejam realizadas consultas e audiências públicas. Já sobre o projeto de lei n° 133/2015, que autorizava o Executivo a contratar com a Copel a realização de obra de iluminação com fiação subterrânea na Rua Doutor Jorge Xavier da Silva, os pareceres esclarecem que a proposta é inconstitucional, pois viola o princípio da separação dos poderes, que proíbe a interferência de um poder sobre o outro e ressalta que a contratação é um ato de gestão administrativa, portanto inerente ao Poder Executivo. Os pareceres foram colocados em votação e, aprovados por unanimidade, rejeitaram as propostas.
    
Os parlamentares também analisaram e aprovaram durante votação em turno único 13 projetos de lei e cinco requerimentos.Do total de projetos 11 são de autoria do Executivo e, em sua maioria, o autorizam a abrir creditos adicionais especiais e suplementares para assegurar despesas com aquisição de armas de fogo, equipamentos para espaços culturais e para Diretoria Municipal de Meio Ambiente, automóvel, uniformes para a Guarda Municipal, materiais que serão utilizados no Natal e pagamento de revisão de veículo. Através das outras quatro propostas cria-se o Conselho Municipal de Trânsito e Transporte de Castro, altera a Lei Municipal n° 1.849/2008 para adequar o Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas ao disposto no Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, prorroga o prazo para que o Estado do Paraná amplie as instalações do 2° Grupamento de Bombeiros e dispõe sobre a instituição e funcionamento da feira de Arte e Artesanato do Município.
    
Duas proposições de lei são de autoria de parlamentares da Casa. José Otávio Nocera (PMDB), Antonio Sirlei Alves da Silva (DEM), Herculano da Silva (PSL), Paulo Cesar de Farias (PPS) e Regiane Batista Severino (PRB), denominam de Sidney Joel Iucksch o Plenário do Legislativo castrense. Joel Elias Fadel (PSDB), por sua vez, nomina de Rua Gustavo Arnoldo Augustat, a rua popularmente conhecida como “Rua Poço Grande”, localizada na Vila Santa Cruz.
    
Nos requerimentos o Vereador Presidente Gerson Sutil (PSB), Luiz Cezar Canha Ferreira (PSC), José Otávio Nocera (PMDB), e Joel Elias Fadel, solicitam, respectivamente, informações sobre ofício n° 149/2015 do Observatório Social de Castro, quanto a vazamento de bueiro na Rua Jair Rolim de Moura, a respeito de quais ruas do Jardim Social Arapongas serão beneficiadas com a colocação de bloquetes, e Voto de Agradecimento ao Dr. Osmario Martins Ribas pela doação de livros a instituições de Castro. A quinto documento é assinado por Antonio Sirlei Alves da Silva (DEM) que solicitou abono de falta da sessão por motivos de saúde.
    
Foram apresentadas em plenário doze indicações em que os parlamentares solicitam melhorias para a cidade e vida de seus cidadãos.  Luiz Cezar Canha Ferreira pede providências para os banheiros públicos instalados na Rua Maria Antonia Vileski e o desentupimento de bueiro na rua Sidnei Danton Kiel; Paulo Cesar de Farias ponto de ônibus para a rua Sezinando Bourguignon, disponibilização do tratamento de fisioterapia no Distrito do Socavão, e a implantação de mão única em ruas da Vila Farias; Itari Cropolato (PSL) a pintura de faixas de pedestres em frente a Escola Caic, reforma em calçada da rua Rivadávia Gracia Lara, e limpeza na Rua Antonio José Gomes; Aline Sleutjes Roberto a colocação de calçamento em trecho da estrada para o Colégio Agrícola e do  colégio até o Parque de Exposições, e providências quanto a lixo e erosão em área de preservação situada na Morada do Sol; José Otávio Nocera a manutenção da Rua Prudência Celeste da Fonseca Neves; e o parlamentar Joel Elias Fadel  a necessidade de melhorias na Rua José Arthur de Jesus. 
    
A próxima sessão ordinária acontece na Casa de Leis, na quarta-feira, dia 19, às 19 horas.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Câmara repassa dotação ao Executivo

Presidente Gerson Sutil explica sobre repasse antecipado de dotação do orçamento

A Câmara Municipal de Castro aprovou na última sessão ordinária, realizada na quarta-feira, dia 05, o projeto de lei n° 88/2015, que autoriza o Poder Executivo Municipal a abrir crédito adicional suplementar no valor de R$ 250.000,00, provenientes do Legislativo.
    
O Presidente da Casa, Gerson Sutil (PSB), explica que ao aprovar a proposta a Câmara autorizou o repasse antecipado de sua dotação orçamentária para cobrir e assegurar despesas do Executivo, sendo neste caso R$ 100.000,00 destinados a construção de meio fio e R$ 150.000,00 para o licenciamento dos Distritos Industriais I e II.
    
No ano passado, para garantir o orçamento do Legislativo para o exercício financeiro de 2015, foram alterados na Lei Orçamentária Anual alguns valores que seriam repassados a secretarias municipais. Na ocasião não foram modificados os números das pastas de Saúde, da Educação e da Família e do Desenvolvimento Social, levando em consideração a importância de cada uma dessas áreas e tendo em vista a preocupação da Câmara em garantir R$ 500 mil a mais para o item de subvenções sociais, em especial aos idosos. 
    
“O Executivo procurou a Casa de Leis e apontou as necessidades das Secretarias Municipais de Obras e Serviços Públicos e da Indústria, Comércio e Turismo. Estudamos internamente e como havia possibilidade de repassar a dotação antes do término do ano, autorizamos a confecção do projeto de lei”, relata Sutil.

Destaque: Câmara entrega Voto de Congratulações ao Nuzda


Frigorífico completou 20 anos de existência

O vereador Gerson Sutil (PSB), Presidente da Câmara Municipal de Castro, e os parlamentares Maria de Fátima Barth Antão Castro (PMDB), Paulo Cesar de Farias (PPS), Luiz Cezar Canha Ferreira (PSC), Herculano da Silva (PSL), Regiane Batista Severino (PRB) e Aline Sleutjes Roberto (PSDC), receberam os proprietários do Frigorífico Irmãos Nuzda, Sra. Lourdes Nuzda e seu marido, Vilmar Andruski Rodrigues, e o filho do casal, Ricardo, com o neto Matheus,  no final da tarde desta segunda-feira, dia 10 de agosto, para entregar placa de Voto de Congratulações pelos 20 anos de existência da empresa.
    
Sutil expressou sua satisfação em apresentar e ser autor do requerimento que concede o Voto, aprovado por unanimidade na sessão da última quarta-feira. O Presidente exaltou a força, garra e determinação dos empresários para gerir a empresa que se tornou uma grande família constituída por seus fundadores, colaboradores, fornecedores, clientes, parceiros e amigos, uma história construída por boas mãos.

    
“É uma homenagem pequena diante da grandeza que representa o frigorifico Irmãos Nuzda para o nosso município, gerando renda, empregos e impostos. Ressalto que é uma empresa consolidada e importante marca de embutidos, uma referência na área em que atua e presente em diversas regiões do Estado. Muito obrigado por fazerem parte do nosso município. Desejo muitos anos de prosperidade e sucesso ao empreendimento”, enfatizou o Presidente do Legislativo. 
    
Após a fala, Gerson convidou o vereador Herculano da Silva para entregar a placa e o documento às mãos dos homenageados, e a vereadora Aline Sleutjes fez uso da palavra. “Parabéns pela garra, força e coragem. Sabemos que nosso país é inconstante e em alguns momentos está bem e em outros não, e isso reflete na economia e nas empresas, mas com pulso firme vocês conseguiram superar as fases difíceis e estão cada dia mais fortes. É uma honra ter vocês aqui em nossa Casa, recebendo esta homenagem. Recebam com carinho  esta homenagem porque é com carinho que entregamos”, comentou Aline.
    

Em nome da família e da empresa, Vilmar agradeceu a Câmara e aos vereadores pela homenagem e pelas vezes que o ajudaram, e também lembrou de seus funcionários e reconheceu a importância deles para  sucesso do frigorífico.  “É um orgulho muito grande recebermos esta homenagem. Passamos por muita dificuldade e até hoje passamos, mas estamos batalhando. Castro pode ficar sabendo: o Irmãos Nuzda vai crescer muito ainda”, salientou.
    
O Frigorífico conta atualmente com um quadro de 70 funcionários diretos, capacidade de fabricação de 3.000 kg de produtos por dia, e abate, em média, 350 suínos por dia e 100 ovinos por semana.  

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Plano Diretor- Funpar irá realizar estudos



A sessão foi antecedida por reunião entre os vereadores, os Secretários Municipais Marcos Bertolini e Rodrigo Morais da Silva, e representantes da Fundação da Universidade Federal do Paraná- Funpar, entre eles o Diretor Hamilton Costa Júnior e o Coordenador de Plano Diretor, Luiz Henrique Fragomeni, que serão responsáveis pelos estudos do Plano Diretor, de Mobilidade Urbana, Plano de Desenvolvimento e Inventário Turístico da cidade.
Segundo o Secretário Marcos Bertolini o intuito da reunião era apresentar a equipe da Funpar e um resumo dos produtos aos vereadores e convidá-los a participar do processo, visto que a Casa de Leis irá analisar os projetos frutos dos estudos. “É um trabalho que o Poder Público tem que fazer e queremos fazê-lo a quatro mãos, entre Prefeitura e Câmara. Acredito sinceramente que iremos mudar a realidade de Castro”, destacou.
O Presidente da Casa, Gerson Sutil (PSB) agradeceu em nome dos vereadores o convite e a disponibilidade de todos, e garantiu que o Legislativo irá pensar na melhor maneira de acompanhar os estudos. “Vamos debater mais isso e ver como será feito o acompanhamento por parte do Câmara, seja por uma comissão específica ou por todos os vereadores”, finalizou Sutil.

Pauta extensa na primeira sessão de agosto

Às 19 horas desta quarta-feira, 05 de agosto, teve início a primeira sessão ordinária do mês de agosto na Câmara Municipal de Castro. Essa foi a primeira das quatro reuniões que serão realizadas no período noturno, em caráter experimental, conforme aprovado em plenário no dia 24 de junho.
Após a leitura do expediente a vereadora Aline Sleutjes Roberto (PSDC) fez uso da tribuna e aproveitou a oportunidade para explicar aos presentes sobre a verdadeira função do Legislativo e do vereador, e esclarecer algumas dúvidas que surgem através dos meios de comunicação e do facebook.  A vereadora relatou que durante o recesso parlamentar apenas não são realizadas as sessões ordinárias, mas, neste período a qualquer momento, pode ser solicitada sessão extraordinária. Além disso, citou que a Câmara não deixa de funcionar e os vereadores não deixam de realizar o seu trabalho, prova disso é a longa pauta apresentada para a sessão.
Ao término da fala o vereador Presidente, Gerson Sutil (PSB), deu início à ordem do dia. Em discussão e votação única foram analisados e aprovados 18 projetos de lei, sendo 15 de autoria dos parlamentares. Antonio Sirlei Alves da Silva (DEM), Luiz Cezar Canha Ferreira (PSC) e Paulo Cesar de Farias (PPS), propõem a nominação de ruas dos Bairros Samambaia, Mirante da Serra, Jardim Social Arapongas, Vila Rio Branco, Jardim São Miguel, Invernada do Matadouro, Colônia Santa Clara, e do Jardim Alvorada. Paulo Cesar também nomina a escola municipal da localidade de Campina das Pedras de Ana Leandrina Godoi. Já o Presidente, Gerson Sutil, assina projeto que declara de utilidade pública o Rotary Club de Castro.
Os três projetos restantes, do Executivo, revogam a Lei n° 2.114/2009, que concedeu gratificação salarial por produtividade aos dentistas, alteram redação de incisos da Lei n° 1.467, para readequar a estrutura e o funcionamento do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, e o autoriza a abrir crédito adicional suplementar, no valor de R$ 250.000,00, provenientes do Poder Legislativo, para aquisição de meio fio e licenciamento do parque industrial.
Também passaram por turno único de votação seis requerimentos. Aline Sleutjes requer informações quanto ao Posto de Saúde da Vila Rio Branco. Joel Elias Fadel (PSDB) solicita ao Executivo que interceda junto ao DER para sugerir a colocação de semáforo na rotatória do Contorno Sul. Herculano da Silva (PSL) e Luiz Cezar Canha questionam juntos a respeito da falta de placas indicativas de nomes de rua na cidade.
Gerson Sutil por sua vez requer Voto de Congratulações ao Frigorífico Irmãos Nuzda, pelos seus 20 anos de existência. Já Antonio Sirlei apresentou Voto de Pesar pelo falecimento da Senhora Estefania V. Pejanoski e do Senhor Juracy Alves.
Para primeira discussão constavam três projetos, mas nenhum chegou a ser apreciado. Dois receberam pedidos de informações complementares e um foi reencaminhado ao executivo para alteração e readequação do texto.
Em plenário foram lidas nove indicações dos legisladores apontando necessidades da comunidade. Aline Sleutjes solicita a implantação do Programa Farmácia Solidária; Gerson Sutil, a reforma das unidades de saúde das localidades de Quebrada Funda e São Luis dos Machados; Luiz Cezar Canha Ferreira a retirada dos bloquetes na Rua Iereni Malherbi Sinhori; Regiane Batista Severino novo estudo para sinalização no cruzamento entre as Ruas Francisco de Assis Andrade, Cruz Machado e Jerônimo Cabral Pereira do Amaral; Itari Cropolato (PSL) a iluminação pública no Bairro do Pinheiro Seco e a implantação de  torres de internet e telefonia móvel nos Distritos de Socavão, Abapan e Guararema; José Otávio Nocera (PMDB) a manutenção da Rua Alberto Gonçalves e a colocação de bueiro na Rua Henrique Schultz; e, Herculano da Silva, o asfaltamento das ruas do Bairro Pandorf I.
                A próxima sessão acontece na Casa de Leis, às 19 horas, em 12 de agosto, quarta-feira.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Eco Axial- Presidente acompanha assinatura de contrato


Unidade irá se instalar em Castro e produzir alface e tomate
O Presidente da Câmara Municipal de Castro, vereador Gerson Sutil (PSB), acompanhou na manhã de ontem, dia 03 de agosto, a assinatura do contrato de arrendamento de área, de propriedade de Arata Hara e Setsuo Yamamoto, onde será instalada a empresa Eco Axial.  
Fusão das empresas Eco Sabor e Rio de Una, a Eco Axial irá produzir alface e tomate para abastecer principalmente redes de fast food do país, e pretende terceirizar o cultivo de couve-flor, brócolis, cenoura, entro outros, por meio de parceria com pequenos produtores. Para instalação da unidade serão investidos R$ 30 milhões de reais, e deverão ser gerados na primeira etapa, 200 empregos diretos.
Para o Presidente da Casa de Leis foi uma grande satisfação participar do momento da assinatura do contrato. “É importante para a cidade receber esta empresa, tanto no tocante ao investimento, quanto nas vagas de emprego que serão ofertadas ao povo castrense. Desejo sucesso a esta unidade”, destacou Sutil.
 O encontro contou com a presença do Prefeito Municipal, Reinaldo Cardoso, diretor da Eco Axial, Rodrigo Ferro, proprietários da área, Arata Hara e Setsuo Yamamoto, vice-prefeito, Marcos Bertolini, secretários municipais, empresários e parceiros.

Presidente reúne-se com Secretários


Dr. Jorge é tema de reunião


Às 17 horas desta segunda-feira, o vereador Presidente da Câmara Municipal de Castro, Vereador Gerson Sutil, recebeu os Secretários Municipais de Obras e Serviços Públicos, Neide Watanabe, e de Indústria, Comércio e Turismo, Rodrigo Morais da Silva, para reunião a respeito da Rua Doutor Jorge Xavier da Silva, principal rua do comércio castrense.
  
Os secretários conversaram com o Presidente sobre projeto de lei que abre crédito adicional para contratação da Companhia Paranaense de Energia -Copel,  para execução de parte do projeto de revitalização da Rua Dr. Jorge, no que se refere à parte de iluminação com fiação subterrânea.
  
Gerson explicou que o projeto precisa entrar no expediente da sessão que haverá na quarta-feira, dia 5, para ciência dos demais parlamentares e depois seguirá os trâmites da Casa de Leis. “Depois de passar pelo expediente a proposição passará por análise das Comissões Permanentes da Câmara para elaboração de pareceres e, assim que possível, será colocado em votação”, concluiu.

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

CASTROGOSPEL 2015 CONTARÁ COM A PRESENÇA DE NÍVEA SOARES



No dia 07 de setembro de 2015 durante as festividades do Dia de Castro será comemorado o Dia do Evangélico e como parte da programação será realizado mais uma edição do CASTROGOSPEL, e neste ano o encerramento das festividades contará com a presença da Cantora Nívea Soares.

Nívea Soares é ministra de louvor e tem levado a palavra de Deus pelo Brasil e outras nações. Pertence à igreja Batista da Lagoinha onde até 2004 fez parte do grupo Diante do Trono, juntamente com seu marido Gustavo Soares. Tem vários cds gravados com canções congregacionais e mensagens que exaltam o nome de Jesus. Atualmente lidera a “célula online”, grupo que se reúne para adoração a Deus e estudos da Bíblia. Tem alcançado pessoas em diversas nações através da internet. Sua visão é a de anunciar as boas novas do evangelho de Cristo, trazendo despertamento à igreja em relação ao seu lugar em Deus e na sociedade. Seu chamado é ser facilitadora para que mais e mais pessoas se acheguem ao único Deus e sejam cheias do Seu Espírito.

O primeiro CD solo chamado Reina Sobre Mim, que foi gravado em estúdio em Maio de 2003 vendeu mais de 600 mil cópias. Já o segundo trabalho solo Enche-Me de Ti, foi gravado ao vivo em 27 de Novembro de 2004 e trouxe participações no vocal de integrantes do Diante do Trono.
Em 2006 Nívea gravou em estúdio o seu primeiro CD em inglês chamado Fan The Fire No primeiro mês de lançamento este álbum foi para a terceira tiragem. O quarto CD de Nívea Soares Rio foi gravado ao vivo no mês de abril de 2007 no Congresso Louvor e Adoração Diante do Trono. O quinto álbum da cantora foi gravado no dia 18 de fevereiro de 2009, intitulado "Nívea Soares Acústico" é uma releitura de canções antigas da cantora com participações especiais de Adhemar de CamposAna Paula ValadãoDavid Quinlan e Fernanda Brum. O público presente no evento foi de três mil pessoas.
No dia 20 de setembro de 2010, chegou nas lojas o álbum Emanuel, considerado o álbum mais bem produzido da cantora. Além disso, no mesmo ano a cantora participa no álbum Dependente da cantora Dany Grace fazendo um dueto com ela na música Clama a Mim.
Em 2011, a cantora prepara um álbum ao vivo registrado em CD e DVD, intitulado Glória e Honra.
Em entrevista Nívea disse que está recebendo do Senhor canções para lançamento de um novo CD em 2015.