segunda-feira, 24 de março de 2014

OFICINA ORIENTARÁ 300 SERVIDORES DAS SAÚDE


Na terça e quinta-feira (25 e 27), durante o dia todo, será promovida a sétima edição da Oficina Vigilância em Saúde na Atenção Primária à Saúde, que terá como foco a tuberculose e dengue. Por causa do treinamento, que abrangerá todos os profissionais das equipes de Saúde da Família, algumas unidades terão o atendimento suspenso nestas datas.

A coordenadora da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Mirian Hey, explica que 300 profissionais participarão do treinamento. “Teremos profissionais do município e também da 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa que farão palestras sobre a tuberculose e a dengue. Serão abordados temas como a vigilância de dengue e tuberculose”, aponta Mirian, acrescentando que este será o primeiro passo para a descentralização no atendimento aos pacientes com tuberculose no município.
Devido ao treinamento, na terça-feira não haverá atendimento na Saúde da Família do Abapan 2, Arapongas, Araucária, Bom Jesus, Castrolanda, Jardim Colonial, Guararema e Socavão 2. Na quinta-feira, o treinamento continua e não haverá atendimento nas unidades Abapan 1, Bela Vista, Cantagalo, Jeová Ribeiro, Prado Velho, Morada do Sol, Rosário, Tronco e Socavão 1.
Mirian explica que os atendimentos agendados para estas datas foram remarcados. “Mas, caso algum paciente tenha atendimento agendado para a data em que a unidade estará fechada, deve entrar em contato com a equipe para remarcá-lo”, frisa.
A Oficina SUS é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde para repassar orientações a funcionários a respeito da atenção primária à saúde, acolhimento e funcionamento do Sistema Único da Saúde (SUS). O treinamento faz parte do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (APSUS), desenvolvido pela Secretaria Estadual da Saúde para estreitar as relações entre o Estado e os municípios, fortalecendo as capacidades de assistência e de gestão, com vistas à implantação das Redes de Atenção à Saúde na implementação do Sistema Único de Saúde.
O APSUS quer possibilitar atendimento à saúde com qualidade e resolutivo em todas as regiões do Estado, sendo organizada o mais próximo possível das residências dos cidadãos, aumentando as capacidades de respostas às demandas sociais, sanitárias e assistenciais por parte das equipes.

Fonte: http://www.castro.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário