quinta-feira, 27 de março de 2014

ESTRADA DA ILHA - UM PEDIDO URGENTE!


Atendendo a inúmeras solicitações de usuários da referida estrada e também por ter verificado pessoalmente a situação em que se encontra a estrada da Ilha, é que solicito ao Senhor Secretário Municipal de Infraetsrutura e Logística, que providências sejam tomadas. 

Pois, nesta região existem inúmeros produtores rurais, os quais dependem diariamente desta estrada, não somente para ter acesso a cidade, mas também utilizam a mesma para transportar a safra, a qual deveria ser com máxima agilidade e sem prejuízos.

Gerson Sutil
Vereador

GERSON SUTIL SOLICITA INFORMAÇÕES QUANTO AO NÃO FUNCIONAMENTO DO CHAFARIZ DA PRAÇA DO ROSÁRIO

Na tarde de ontem foi realizada a última sessão ordinária do mês de fevereiro na Câmara Municipal de Castro, entre as várias proprosições e projetos de Lei apresentados e votados, o Requerimento nº 17/2014 de autoria do vereador Gerson Sutil, foi aprovado por unânimidade, o qual solicita informações ao Prefeito Municipal e ao Secretário de Desenvolvimento Urbano, informações quanto ao não funcionamento do Chafariz da Praça do Rosário. 
Segundo o vereador este requerimento visa sanar dúvidas dos munícipes que questionam por qual motivo o Chafariz da Praça da Igreja do Rosário está desativado, pois muitos se sentem incomodados com o fato de que o Chafariz, o qual era o grande atrativo da Praça, estar desativado sem nenhum motivo ou esclarecimento apresentado a população. Sendo assim, esta proposição trata-se de um requerimento dos cidadãos castrenses, que se ressentem da falta de funcionamento do chafariz.

segunda-feira, 24 de março de 2014

OFICINA ORIENTARÁ 300 SERVIDORES DAS SAÚDE


Na terça e quinta-feira (25 e 27), durante o dia todo, será promovida a sétima edição da Oficina Vigilância em Saúde na Atenção Primária à Saúde, que terá como foco a tuberculose e dengue. Por causa do treinamento, que abrangerá todos os profissionais das equipes de Saúde da Família, algumas unidades terão o atendimento suspenso nestas datas.

A coordenadora da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Mirian Hey, explica que 300 profissionais participarão do treinamento. “Teremos profissionais do município e também da 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa que farão palestras sobre a tuberculose e a dengue. Serão abordados temas como a vigilância de dengue e tuberculose”, aponta Mirian, acrescentando que este será o primeiro passo para a descentralização no atendimento aos pacientes com tuberculose no município.
Devido ao treinamento, na terça-feira não haverá atendimento na Saúde da Família do Abapan 2, Arapongas, Araucária, Bom Jesus, Castrolanda, Jardim Colonial, Guararema e Socavão 2. Na quinta-feira, o treinamento continua e não haverá atendimento nas unidades Abapan 1, Bela Vista, Cantagalo, Jeová Ribeiro, Prado Velho, Morada do Sol, Rosário, Tronco e Socavão 1.
Mirian explica que os atendimentos agendados para estas datas foram remarcados. “Mas, caso algum paciente tenha atendimento agendado para a data em que a unidade estará fechada, deve entrar em contato com a equipe para remarcá-lo”, frisa.
A Oficina SUS é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde para repassar orientações a funcionários a respeito da atenção primária à saúde, acolhimento e funcionamento do Sistema Único da Saúde (SUS). O treinamento faz parte do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (APSUS), desenvolvido pela Secretaria Estadual da Saúde para estreitar as relações entre o Estado e os municípios, fortalecendo as capacidades de assistência e de gestão, com vistas à implantação das Redes de Atenção à Saúde na implementação do Sistema Único de Saúde.
O APSUS quer possibilitar atendimento à saúde com qualidade e resolutivo em todas as regiões do Estado, sendo organizada o mais próximo possível das residências dos cidadãos, aumentando as capacidades de respostas às demandas sociais, sanitárias e assistenciais por parte das equipes.

Fonte: http://www.castro.pr.gov.br

INDICAÇÕES DE 2013 FORAM REITERADAS

O Vereador Gerson Sutil, protocolou e apresentou durante sessão ordinária duas indicações reiteradas, as quais já haviam sido feitas em 2013, porém não foram realizadas e nem sequer obtido respostas. Desta forma, novamente o parlamentar apresentou as indicações a seguir:

  • Indicação nº 53/2014: Indica ao Secretário Municipal de Infraestrutura e Logística, a necessidade de instalação de Ponto de ônibus na Avenida Prefeito Ronie Cardoso, no bairro Jardim das Araucárias, próximo a loja Unipreço. (Reiterando a Indicação nº 191/2013)

    Este pedido vem reiterar a indicação nº 191/2013, a qual não houve resposta, dessa forma solicitamos mais uma vez a construção de um novo Ponto de ônibus neste local, pois devido diversas reclamações de pais de alunos que utilizam transporte escolar ou coletivo, a construção de um novo Ponto é de extrema necessidade, visto que neste mesmo local já havia um, que por algum motivo ainda não esclarecido, foi retirado e nenhum outro foi providenciado para substituí-lo. Neste local, diversas crianças e adolescentes aguardam o transporte para ir para a escola, em dias de chuva ou de muito sol ficam expostas ao tempo, desta forma não tendo um local apropriado para esperar, muitas vezes utilizam as calçadas e até o meio-fio para sentar, o que se torna além de inapropriado, também, perigoso.
  •  Indicação nº 54/2014: Indica ao Secretário Municipal de Infraestrutura e Logística, a necessidade urgente de manilhamento e colocação de boca de lobo na Rua José Macedo Dantas, altura do número 312, Cantagalo I. (Reiterando a Indicação nº 79/2013)

    A pedido dos moradores e especialmente dos proprietários da casa 312, se faz necessário uma boca de lobo e manilhamento neste local, pois, quando chove há um grande acúmulo de água que desce desde a rua Pedro Canha Salgado e concentra-se em frente a esta residência onde é o ponto mais baixo da via.
    Considera-se ainda que no local existem dois bueiros, sendo que apenas um deles está ativado, pois por algum motivo quando foi feito o novo asfalto no bairro as ruas ficaram menores devido ao novo padrão de calçadas e um dos bueiros ficou para dentro da calçada, perdendo assim a sua utilidade.
    Desta forma, em períodos de chuva intensa, o único bueiro da rua não suporta o volume pluvial e acaba transbordando, ele está localizado bem em frente à casa acima citada, logo, toda água que excede acaba invadindo a residência, causando transtornos, danos e prejuízos.