quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

GERSON SUTIL APRESENTA PROPOSIÇÕES EM SESSÃO ORDINÁRIA

Na tarde de ontem (26), o Vereador Gerson Sutil apresentou quatro proposições durante a sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Castro. Sendo um requerimento e três indicações.
O Requerimento do parlamentar solicita informações ao Executivo Municipal quanto a possibilidade de construção de calçada e ciclovia na Avenida Vicente Fiorillo. Segundo o vereador este requerimento visa atender as necessidades dos moradores da região, os quais transitam diariamente por esta avenida, tendo que dividir muitas vezes o espaço da rua com carros, ônibus e caminhões, sendo que ao lado da linha do trem existe uma área desocupada a qual poderia ser aproveitada para  dar aos ciclistas e aos pedestres mais conforto e segurança.
Ainda durante a leitura do expediente, três indicações de autoria de Gerson foram aprensentadas, uma referente a  serviço de limpeza na Rua Odiles Petreski no Cantagalo I, informamos que o presente problema foi solucionado na manhã desta quinta-feira. (27). A segunda indicação sugere a pintura de faixas de estacionamento na Rua Genésio Araújo Barbosa, devido a confusão que surge em dias de eventos na Associação de Moradores ou também na Igreja que está instalada ali, desta forma as vagas seriam delimitadas e os motoristas teriam que seguir um padrão para estacionar. 
E por último e não menos importante, o vereador se mostrou preocupado com a atual situação de perigo que vem ocorrendo na PR-340, a indicação sugere a contrução de uma passarela para pedestres na altura do Supermercado Priotto, em sua justificativa ele destaca que esta rodovia é extremamente movimentada, principalmente em horários de pico que coincidem com os horários de entrada e saída das escolas. Desta forma, o alto tráfego de carros e caminhões, os quais não andam em baixa velocidade, acaba tornando-se um perigo para os pedestres, inclusive crianças e idosos. Durante os cinco minutos concedidos para cada vereador que quiser se manifestar no fim da sessão, Sutil afirmou que muitas vezes este pedido foi realizado não só por ele e que a resposta é sempre a mesma e nenhuma providência é tomada, enquanto isso muitas tragédias e acidentes aconteceram e podem continuar acontecendo se nenhuma medida for tomada.
              Gerson terminou sua justificativa afirmando que a construção de uma passarela pode ter efeito preventivo, trazendo mais segurança para toda população.


sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

PRIMEIRA BIORREFINARIA DA CARGILL FOI INAUGURADA ONTEM EM CASTRO


A Cargill inaugurou ontem a nova fábrica de processamento de milho para a produção de amidos e adoçantes, em Castro, a 200 km de Curitiba, no Paraná. Esta é a primeira unidade da companhia no País que atuará com o conceito inovador de biorrefinaria, planta que integra instalações, equipamentos e processos de conversão de biomassa, na produção de derivados refinados, com empresas instaladas ao seu redor. Ao todo, foram investidos mais de R$ 500 milhões no projeto.
Foto: Ricardo Almeida/ANPr
A nova unidade vai representar um aumento de 30% na capacidade de moagem de milho da empresa na América do Sul. O complexo está entre os maiores investimentos da Cargill no mundo, o que sinaliza o potencial dos mercados emergentes, incluindo o Brasil e os demais países da América Latina.
“Os investimentos feitos nesta nova planta em Castro possibilitarão à Cargill atender as necessidades do mercado brasileiro e também de países da America Latina”, afirmou o diretor da unidade de negócios de Amidos e Adoçantes da Cargill, Laerte Moraes.
Com 200 funcionários diretos e instalada numa área de 352 hectares, a fábrica vai atender o mercado nacional com soluções em amidos e adoçantes para uso em produtos lácteos, balas, confeitos, bebidas, pães e na indústria de papel e papelão, além de nutrição animal. Do total, 2,5 hectares serão ocupados pela fábrica da Cargill; já o restante da área vai ser utilizado por empresas clientes no conceito da biorrefinaria.
As empresas receberão os ingredientes produzidos pela planta da Cargill diretamente, por meio de tubulações para a sua produção. Além desta conexão, facilidades da planta, como a estação de tratamento de efluentes da unidade, água e luz poderão ser compartilhadas por algumas das empresas instaladas no espaço. A Evonik é o primeiro cliente parceiro no complexo e, inclusive, já iniciou a construção de sua unidade. A expectativa é que, até 2020, quatro empresas parceiras estejam instaladas no local.
A nova unidade, em operação parcial desde novembro de 2013, leva à Castro a possibilidade de geração de cerca de 800 empregos indiretos e o aumento das oportunidades de negócios na região. “Escolhemos a cidade de Castro pela disponibilidade de matéria-prima, a proximidade com clientes e pelas condições logísticas e de infraestrutura”, ressaltou Laerte Moraes. A unidade está localizada na área industrial de Castro, com boa malha rodoviária e próxima ao Porto de Paranaguá.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

GERSON SUTIL VENCE ELEIÇÃO E ASSUME O CARGO DE 1º SECRETÁRIO

A Câmara Municipal de Castro realizou na tarde de ontem (19) a primeira sessão ordinária de 2014. 

Para a esta sessão estava prevista a votação para eleição dos cargos que estavam vagos desde a última sessão ordinária de dezembro, onde os vereadores Aline Sleutjes e Joel Fadel renunciaram seus respectivos cargos, Vice-presidente e 1º Secretário.

 

 

 

 

O Vereador Gerson Sutil foi o único a candidatar-se para o cargo de 1º Secretário, desta forma o processo de votação foi simbólico, consistindo na simples contagem de votos dos vereadores em pé (contrários) e sentados (favoráveis). Sutil foi eleito por unanimidade de votos, assumindo o cargo antes do início da ordem do dia.

Gerson Sutil ocupa o cargo de 1º Secretário pela terceira vez, na gestão passada, Sutil fez parte da Mesa durante os quatro anos de mandato e já está bastante familiarizado com a função que deverá exercer durante este ano.

Para o cargo de Vice-presidente haviam dois candidatos, a vereadora Maria de Fátima Barth Antão Castro e o vereador Itari Cropolato, na contagem dos votos a Vereadora Fátima venceu por seis votos a cinco.