segunda-feira, 29 de junho de 2015

Noite solene para a Câmara de Castro

Casa outorga títulos a Maria Antonieta Gonzaga Teixeira, Renata Macedo de Paula e Izidro Guedes

A noite desta sexta-feira, 26 de junho, foi especial para a Câmara Municipal de Castro. A Casa realizou sessão solene de outorga dos títulos de Cidadãos Honorários de Castro a Maria Antonieta Gonzaga Teixeira e a Izidro Constantino Guedes, e de Cidadã Benemérita a Renata Macedo de Paula. 
    
O Presidente do Legislativo castrense, Gerson Sutil (PSB), iniciou a cerimônia e convidou os Prefeitos de Castro e Piraí do Sul, Reinaldo Cardoso e Valentim Milléo, para comporem a mesa, e, na sequência, solicitou que o vereador Joel Elias Fadel (PSDB) apresentasse a introdução das homenagens.
    
Fadel proferiu uma mensagem em alusão à passagem e aproveitamento do tempo, ao poder de milagre que todos têm dentro de si, e sobre a importância do amor, principalmente o amor ao próximo. 
    
A primeira homenageada da noite foi Maria Antonieta. Joel e a vereadora Aline Sleutjes Roberto (PSDC) ressaltaram sua dedicação à arte e a Pedagogia, sua formação acadêmica. Enquanto o discurso se desencadeava foram aparecendo depoimentos de amigos das instituições com os quais Antonieta desenvolveu projetos: Instituto Cristão, Yapó Arte, Associação Verdes Anos, Apae, Rede Feminina de Combate ao Câncer. Também foi lido aos presentes bilhete que a poetisa escreveu para sua filha em 1990, e que chegou as mãos do Presidente, Gerson Sutil, e foi devolvido a sua autora nesta ocasião.
    

Ao fazer uso da palavra, a professora e artista plástica contou estar finalizando o trabalho nas escolas, após 44 anos, e agradeceu a Deus por sua vida, saúde e disposição, e pelo que ela tem de melhor: sua família e amigos. Antonieta relatou que todas as homenagens são especiais e que nesta noite sentia-se muito feliz. “Continuarei fora da sala de aula, mas contribuindo para a cultura da cidade”, garantiu.
    
Dando continuidade ao evento a parlamentar Maria de Fátima Barth Antão Castro (PMDB) foi convidada a fazer a alocução direcionada à castrense Renata Macedo de Paula, junto ao vereador Joel Fadel. Os edis pontuaram a carreira sólida construída pela administradora de empresas, e a sua valorosa contribuição à gestão pública do município, em especial a frente de ações que visavam a criança e o adolescente. “Você, sem dúvida, é uma pessoa que sabe fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seu caminho, deixando por onde passa a marca da construção e transformação”, frisou Fátima.

    

Renata discorreu sobre as diversas gestões em que foi parte integrante e sobre a sua crença na administração pública, pois mesmo diante do descrédito, conseguiu mostrar que muitos projetos eram possíveis. Neste momento aproveitou a oportunidade para agradecer a todos que colaboraram para a concretização destes planos. A Cidadã Benemérita, que após sair da área pública continua atuando junto aos jovens no Programa Geração Futuro da Cargill, empresa em que trabalha, enfatizou que a vida vale, e vale muito a pena esta luta e a perseverança. “Muito obrigada, vou honrar este título e fazer cada vez mais por esta cidade de Castro que eu amo tanto”, finalizou.
    
O último agraciado na sessão foi Izidro Constatino Guedes, agora, reconhecidamente filho de Castro. Neste último pronunciamento Joel Fadel foi acompanhado por Gerson Sutil, e de uma forma descontraída falaram sobre a personalidade de Guedes, irreverente, polêmico, único, evidenciando sempre seu amor incontestável pela cidade, as mais diversas atividades a que se propôs, sua preocupação com nossa sociedade e seu incentivo ao turismo regional. Para concluir a homenagem, as vereadoras Aline e Fátima juntaram-se aos colegas para recitar a Oração de São Francisco, santo a quem o homenageado é devoto.
    
Muito agradecido por receber tal honraria, Guedes declarou que nestes 47 anos em que vive aqui participou de forma intensa a todas as atividades a que foi convidado, e sobre a honra de ter pertencido a esta Casa de Leis por seis anos. Segundo ele, agora fica mais fácil justificar seu amor por esta terra, porque por mais que fizesse, sempre vinha a famosa frase de que o Guedes era de fora. “Não podemos escolher a cidade em que nascemos, mas sim onde queremos viver e morar. A vida me deu a oportunidade de escolher Castro, aqui constituir família, criar as minhas raízes”, destacou.
    
Ao encerrar a cerimônia, Gerson Sutil agradeceu a presença de todos, em especial dos homenageados, e falou em nome de todos os vereadores da Câmara. “Sentimos-nos honrados em prestar uma homenagem tão importante, a pessoas mais importantes ainda. Este momento ficará marcado na história deste Legislativo”.
    
Os projetos que deram origem às leis que concedem os títulos às ilustres personalidades foram apresentados pelo vereador Joel Fadel, com apoio de demais parlamentares, e aprovados por unanimidade. 

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Última sessão antes do recesso regular


A Câmara Municipal de Castro realizou na tarde desta quarta-feira, dia 24 de junho, às 14 horas, a quarta e última sessão ordinária do mês. Os parlamentares analisaram e aprovaram nesta reunião seis requerimentos e 18 projetos de lei. 
    
O vereador Presidente Gerson Sutil (PSB) requer através de dois documentos que o Executivo envie informações acerca do não envio de respostas a ofícios do Observatório Social de Castro. Antonio Sirlei Alves da Silva (DEM) também é autor de duas matérias em que propõe, ao Presidente da Casa Legislativa, o desenvolvimento de estudos que visem a implantação de arquivo para exibição das atas da instituição, e solicita que o Secretário Municipal de Saúde seja convidado a comparecer à Câmara para debater e esclarecer dúvidas sobre a pasta.
    
José Otávio Nocera (PMDB) requisita dados sobre a existência de projeto para aproveitamento de espaço localizado no Jardim Nossa Senhora do Rosário. Joel Elias Fadel (PSDB), por sua vez, questiona quanto aos custos relacionados às obras para construção do Parque Lacustre II.
    
Do total de projetos, 11 são de autoria de vereadores. Paulo Cesar de Farias (PPS), Luiz Cezar Canha Ferreira (PSC), Gerson Sutil, e Antonio Sirlei, assinam proposições em que nominam ruas localizadas no Jardim São Miguel, Vila Rio Branco, Jardim Pandorf,Vila frei Mathias e Bairro Bom Sucesso, homenageando Brunno Ramon Pereira, Jorge Diniz, Zulmira Magaris Fortes, Albino Ribeiro, Carlos e Oswaldo Evers, Maria Helena Azambuja Rogoski, Marli Terezinha Moraes Alves, Tenente Boanerges Vieira e Ivone Konageski Farias.
    
Herculano da Silva (PSL) é autor de proposta que altera o art. 1° da Lei n° 3018/2014 e estende a denominação de uma rua para o seu prolongamento, e Sutil apresentou projeto que altera a Lei n° 3061/2015 para correção.
    
As nove matérias restantes foram apresentadas pelo Executivo, estando entre elas a proposta que trata do Plano Municipal de Educação, que embasa os planejamentos e metas da educação para os próximos dez anos (2015-2025). A vereadora Aline Sleutjes Roberto apresentou nove emendas ao plano e as mesmas receberam voto favorável de todos os vereadores. A proposição que dispõe sobre a prestação de serviço de acolhimento em república para jovens de 18 a 21 anos em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social também foi aprovado com emenda supressiva, apresentada pela vereadora Maria de Fátima Barth Antão Castro (PMDB). 
    
Os outros documentos autorizam o Executivo a abrir créditos adicionais especiais para assegurar despesas com a aquisição de imóveis destinado a adequação de vias do Contorno Sul, aquisição de passagens aéreas para a Secretaria Municipal de Saúde e a manutenção e reparos dos veículos e equipamentos da frota municipal, altera parte da redação de lei que diz respeito a remuneração de prestadores de serviço a área de saúde, reajustando valores; e extingue o cargo de Médico do Trabalho, visto que até hoje as vagas não foram preenchidas e a contratação pode ser realizada por profissionais terceirizados.
    
Para primeira discussão e votação constava na pauta projeto n° 74/2015 que institui o Plano Comunitário de Pavimentação “Programa Nossa Rua”. As Comissões Permanentes apresentaram pedido de informações complementares e por este motivo a matéria foi retirada da ordem do dia.
    
Em plenário foram lidas três indicações dos vereadores apontando necessidades da comunidade. Aline Sleutjes solicita melhorias nas estradas do trecho entre Fervedor até o São Luís e providências quanto ao lixo em beira da estrada sentido Terra Nova/Castro, e Regiane Batista Severino (PRB) a sugestão para cadastro e capacitação de voluntárias “Doula” (monitora, assistente ou acompanhante de parto).
Como o Regimento Interno da Casa determina que o período de trinta e um dias do mês de julho é destinado ao recesso regular, a próxima sessão ordinária será realizada no dia 05 de agosto.

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Câmara realiza audiência do Plano Municipal de Educação

Plano programa a educação municipal por período de dez anos
Sueli Verdile - Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Castro

No final da tarde desta terça-feira, 23 de junho, às 17h30, a Câmara Municipal de Castro realizou Audiência Pública sobre o Plano Municipal de Educação, disposto no projeto de lei n° 57/2015, que planeja a educação do município para os próximos dez anos (2015-2025).
A reunião foi aberta pelo Presidente da Casa, vereador Gerson Sutil (PSB), e a condução dos trabalhos realizada pela vereadora Aline Sleutjes Roberto (PSDC), Presidente da Comissão Permanente de Educação, Esporte e Cultura, cujos membros são os vereadores Herculano da Silva (PSL) e Antonio Sirlei Alves da Silva (DEM).
O plano foi apresentado pela Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Sueli Verdile, que faz parte da Comissão nomeada pela referida pasta para formular o documento. Segundo Sueli, o plano municipal deve estar alinhado aos elaborados nas esferas federal e estadual, e deve seguir as diretrizes estabelecidas pelo plano nacional.
A coordenadora explicou que durante a elaboração do estudo em Castro profissionais da educação participaram de cursos, palestras, e reuniões; foram realizados debates nas unidades escolares; elaborado o diagnóstico e estipuladas metas para a equipe e convocada audiência pública sobre o tema pela secretaria. Todo o trabalho, conforme exposto por Sueli, abrangerá 18 metas, como: universalização da educação, elevação das taxas de matrícula e, incentivo aos profissionais da educação à formação pós-graduação.

Ao final do encontro a vereadora Aline agradeceu a explicação e parabenizou a equipe que se dedicou à construção do programa. A parlamentar também ressaltou que a intenção da audiência era dar maior publicidade e divulgação ao projeto, que será votado amanhã, dia 24, durante sessão. “Temos consciência da responsabilidade que é votar este plano e queríamos oferecer a oportunidade de mais um debate para o tema”, concluiu.

Presidente da Câmara reúne-se com Secretário de Saúde

Hospital foi o principal assunto abordado na reunião
                O Presidente da Câmara Municipal de Castro, Gerson Sutil (PSB), recebeu na tarde de ontem, dia 23, o Secretário Municipal de Saúde, Júlio Sandrini. Durante o encontro os dois conversaram principalmente sobre o Hospital Anna Fiorillo Menarim.
                Sutil evidenciou sua preocupação com a atual situação da unidade hospitalar, cuja estrutura está sendo utilizada de forma parcial por conta da reforma, e a necessidade urgente de que o hospital volte a oferecer, ao menos, os procedimentos médicos que realizava antes da adequação do prédio.
                Ao término da conversa o Presidente solicitou ao Secretário, que assumiu a pasta no dia 09 de junho, especial atenção da equipe da secretaria ao hospital, para que a unidade  funcione em sua totalidade o quanto antes. “Os castrenses estão inseguros quando o assunto é saúde, uma área tão importante e essencial para a vida das pessoas. Precisamos devolver esta segurança aos cidadãos do município”, frisou Sutil.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Vereadores reúnem-se com Comissão da Planta Genérica


Às 17 horas desta quarta-feira, dia 17 de junho, o vereador Presidente da Câmara Municipal de Castro, Gerson Sutil (PSB), e os vereadores Itari Cropolato (PSL), Maria de Fátima Barth Antão Castro (PMDB), Aline Sleutjes Roberto (PSDC), Joel Elias Fadel (PSDB), José Otávio Nocera (PMDB), Antonio Sirlei Alves da Silva (DEM), Herculano da Silva (PSL), Regiane Batista Severino (PRB) e Paulo Cesar de Farias (PPS), reuniram-se com os integrantes da Comissão de Acompanhamento e Avaliação da Planta Genérica de Valores, o Secretário Municipal da Fazenda, João Marin, funcionários da Prefeitura, Presidente da Acecastro, Lino Lopes, e representantes das imobiliárias do Município.
    
O Presidente do Legislativo explica que o intuito do encontro era aprofundar o conhecimento sobre a forma como a atualização da planta genérica, apresentada no projeto de lei complementar n° 02/2013, foi construída e, além disso, debater com a Comissão alternativas que estão sendo estudadas pelos vereadores, para que o aumento do IPTU seja menor do que o que propõe o projeto. “Sabemos que o valor do IPTU está defasado, mas nossa grande preocupação é com o impacto deste aumento para o contribuinte castrense”, relatou Gerson Sutil.
    
A Planta Genérica de Valores dos Terrenos e Edificações já foi tema de audiência pública realizada pelo Legislativo castrense no dia 06 de maio.

Servidores do Samu agradecem requerimento


Após a sessão desta quarta-feira, dia 17, funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência visitaram o Presidente da Casa, Gerson Sutil (PSB), em seu gabinete para agradecer ao parlamentar por ter apresentado, na reunião ordinária, requerimento solicitando informações quanto a possibilidade de concessão de adicional de periculosidade a esses servidores.
    
O parlamentar descreve no documento apresentado em plenário que os profissionais desenvolvem uma série de atividades que demonstram por si só a legalidade do recebimento desta adicional, considerando a legislação vigente. 
    
Como a matéria foi aprovada na reunião desta tarde, a solicitação segue agora para o Executivo. “Eu espero que a Prefeitura atenda o anseio desta classe profissional, valorizando o trabalho que desempenham, do qual todos nós um dia podemos necessitar”, finalizou o Presidente.


quarta-feira, 17 de junho de 2015

Instituto Cristão- Vereadores entregam Lei a Diretor


O Presidente da Câmara Municipal de Castro, Gerson Sutil (PSB), e os vereadores Aline Sleutjes Roberto (PSDC), Paulo Cesar de Farias (PPS), Herculano da Silva (PSL) e Luiz Cezar Canha Ferreira (PSC), estiveram reunidos com o Diretor do Colégio Instituto Cristão, Timotheo Silveira, na sede da instituição de ensino no final da tarde desta terça-feira, dia 16.
Durante a visita os parlamentares entregaram ao diretor quadro contendo a Lei 3076/2015, que declara de utilidade pública a Associação do Instituto Cristão. O projeto desta lei, de número 31/2015, é de autoria da vereadora Aline Sleutjes, que ressaltou na justificativa do documento o histórico da unidade educacional que completa 100 anos de atuação em outubro próximo.

Ao entregar a Lei o Presidente do Legislativo relatou sobre a sua satisfação em vê-la sancionada, visto que irá contribuir com o desenvolvimento e continuação dos projetos desenvolvidos pelo colégio, que oferta 30% do número de suas vagas a alunos da rede pública, em bolsas integrais ou parciais. “Conte com o Legislativo, estamos sempre de portas abertas”, finalizou Sutil.
Aline Sleutjes ressaltou em sua fala sobre a honra que sentiu por formular a proposta de lei, pois conhece o trabalho que a instituição desenvolveu ao longo desses 100 anos de existência. “Sabemos da seriedade do Instituto e o quanto tem auxiliado nossa cidade e o Estado, construindo e formando tanto profissionais qualificados, como cidadãos comprometidos com a sua função social e com a melhoria da sociedade e do espaço em que vivem”, frisou a vereadora.
Timotheo Silveira explicou que na próxima semana o Deputado Pedro Lupion irá apresentar projeto que declare a associação como de utilidade pública a nível estadual, e que irá buscar, junto ao Governo Federal, reconhecimento como instituição de ensino filantrópica. “A Lei em Castro é sinal de reconhecimento da sociedade da importância do IC para a comunidade castrense e dos serviços prestados até hoje”, concluiu Silveira.
A reunião foi acompanhada pelos Pastores Reginaldo Geziel Lazarine e Francisco Higino.

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Cidadãos Beneméritos- Parlamentares aprovam projetos



Os vereadores da Câmara Municipal de Castro aprovaram durante sessão ordinária na tarde de hoje, dia 10 de julho, projetos de lei que concedem título de cidadãos beneméritos, honraria concedida a pessoas que nasceram no município. De autoria de todos os parlamentares, estas proposições homenageiam o Senhor Doutor Lauro Lopes e a Senhora Glaci Ribas Lopes, em reconhecimento aos serviços prestados a municipalidade e por sua atuação exemplar na vida pública, desempenhando seus trabalhos, muitas vezes, como voluntários.
As propostas restantes são de autoria do Executivo e autorizam este poder a abrir créditos adicionais suplementares, nos valores de R$ 359.900,00 e R$ 110.000,00, visando assegurar despesas com locação de caminhões e máquinas para conservação de vias rurais e para o pagamento de material hospitalar e outros materiais para o Hospital Anna Fiorillo Menarim.
Nos requerimentos, o Presidente da Casa, vereador Gerson Sutil (PSB) e a vereadora Regiane Batista Severino (PRB), solicitam, respectivamente, que o Executivo envie informações acerca de pedidos feitos pelo Observatório Social de Castro e cujas respostas não foram enviadas, e voto de Congratulações a Alegra Foods, Unidade Industrial de Carnes, pela exportação do primeiro lote de produtos para o mercado internacional.
Para segunda votação constavam duas matérias que autorizam o Executivo a abrir créditos adicionais que totalizam R$ 15.000,00 para assegurar despesas com a aquisição de passagens áreas para as Secretarias Municipais de Educação e Desenvolvimento Urbano. Os projetos foram aprovados por unanimidade e seguem para sanção, bem como os que passaram por análise única.