terça-feira, 23 de março de 2010

EVANGÉLICOS GANHAM MONUMENTO A BIBLIA!!!



sexta feira, DIA 19/03/2010 às 10 hrs da manhã foi inaugurado o MONUMENTO À BIBLIA, um monumento feito pela prefeitura municipal para prestigiar os evangélicos de nossa cidade... Estavam presente na cerimônia, pastores, comunidade evangélica, secretários de governo, vereador Gerson Sutil, idealizador do monumento juntamente com o COMEC – Conselho de Ministros evangélicos de Castro...
No mês de agosto de 2009, fizemos uma proposição na camara de vereadores que vislumbrava a consagração de um feriado para os evangélicos, obtendo a comunidade evangélica o seu valor em todos os âmbitos da sociedade civil organizada, e se fazendo ouvir em todos os segmentos governamentais do município,
DESTACO, que a instituição daquele feriado foi um pedido do CONSELHO DE MINISTROS EVANGELICOS DE CASTRO, e já a partir daquele ano (2009) já pudemos comemorar o primeiro dia oficialmente dedicado a comunidade evangélica de nossa cidade.
Do MONUMENTO A BIBLIA...
Os reformadores juntamente com Martinho LUTERO, encarregavam-se de traduzir as escrituras bíblicas e coloca-las nas mãos do povo, pois acreditavam a BIBLIA sendo única REGRA DE PRATICA E FÉ do cristão, e a bíblia diz: QUE O EVANGELHO DA GRAÇA ENSINA QUE O CORAÇÃO DE DEUS ESTA PLENAMENTE ABERTO PARA TODOS NÓS, ELE VEIO AO NOSSO ENCONTRO NA PESSOA DE JESUS CRISTO, QUE VIVEU, MORREU E RESSUSCITOU para que tenhamos vida, e VIDA em abundancia.
De acordo com dados do IBGE, existem no Brasil, cerca de 40 milhoes de evangélicos, aproximadamente 25% da população brasileira, percentual que cresce, em média 5,13% ao ano, enquanto a população brasileira aumenta apenas 1,36%. Pra se ter uma idéia, no RIO DE JANEIRO, onde a população é cerca de 6 milhoes de habitantes, o numero de evangélicos já ronda os dois milhões de pessoas, de acordo com dados do IBGE. ENTAO NADA MAIS JUTOS esta valoroza homenagem a COMUNIDADE EVANGELICA DE CASTRO.


DISCURSO DO VEREADOR GERSON SUTIL
“É notório que os evangélicos tem contribuído grandemente para ressocialização das pessoas, trazendo-as novamente ao convívio da sociedade, e hoje o município não abre mão das parcerias com as igrejas evangélicas, pois acredita sendo as igrejas fundamentais para o atendimento social do cidadão, apesar de vermos atualmente um fator negativo, onde tantas igrejas sendo fundadas sem uma base bíblica, interessadas apenas no evangelho da prosperidade, ou seja, um negocio com Deus, e não na verdadeira graça divina da salvação, isto realmente nos deixa frustrados, quando vemos tantos escândalos envolvendo aqueles que deveriam pregar o evangelho de Jesus Cristo... só temos a lamentar e pedir sabedoria e justiça de Deus para lidarmos com este tipo de charlatanismo dentro do meio evangélico... VIVEMOS HOJE num mundo e numa sociedade banalizada, onde os valores éticos e cristãos estão se acabando cada vez mais... ENTAO TRAZEMOS O PAPEL DA IGREJA, que vem lutando pela FORMAÇÃO, CONSTRUÇÃO E RESGATE  de pessoas afim de serem cidadãos que respeitem e amem o próximo como ensina a BIBLIA que é a PALAVRA DE DEUS, e este é o papel da igreja, tirar jovens e adolescentes do mundo das DROGAS, DAS BEBIDAS, RECONSTRUIR FAMILIAS e seus VALORES CRISTÃOS, a igreja tem o papel de transformar o ser humano mostrando um CAMINHO CHAMADO JESUS...”
“HOJE É UMA MARCO PARA COMUNIDADE EVANGELICA DE CASTRO, E POR MAIS QUE ALGUNS PENSEM E ATÉ SE MANISFESTEM EM CONTRARIO, PODEMOS COM CERTEZA NOS ORGULHAR DO PREFEITO MOACYR QUE SEMPRE NOS APOIA EM TODOS OS EVENTOS EVANGELICOS NA CIDADE, UM PREFEITO QUE ABRIU AS PORTAS DA PREFEITURA PARA OS PASTORES DE CASTRO, E PARA TERMINAR DEIXO UM DESAFIO,
QUE: OREM, OREM E OREM, pelo prefeito, pelos seus secretários, pelos vereadores, pelos pastores, pelos pais, professores estes heróis que muitas vezes ficam não só com o papel de ensinar mas também EDUCAR por causa da omissão de muitos pais, sempre digo que EXISTEM MUITOS FILHOS ORFÃOS DE PAIS VIVOS. Então oremos também pelas crianças,
enfim orem pela cidade de Castro.

Escolas estaduais de Castro terão seis quadras esportivas

O superintendente de Desenvolvimento Educacional da Secretaria estadual da Educação, Luciano Mewes, assinou ontem, ordens de serviço no valor de R$ 1,71 milhão para a construção de seis quadras esportivas cobertas para os colégios Nicolau Hampf, Maria Aparecida Nisgoski, Estadual Professora Joana Torres Pereira, Professora Matilde Baer, Colégio Estadual Padre Nicolau Baltazar e para a escola municipal José Antonio Flygare Telles. O atual ginásio da escola municipal será reformado e destinado à Escola Estadual Jardim das Araucárias. Para o secretário municipal de Educação, Carlos Eduardo Sanches, atualmente, Castro é o município que mais tem obras em escolas estaduais. “O Estado ficou muitos anos sem fazer obras nas escolas e graças à liderança do prefeito Moacyr e do trabalho do superintendente Luciano Mewes, as escolas vão ganhar as quadras, que eram o sonho das diretoras”, destaca  

O diretor da escola Matilde Baer, Márcio Choma, agradeceu em nome das diretoras pelo investimento da Secretaria de Estado nas instituições. “As escolas passaram por reformas e não estão mais sucateadas. Agradecemos o empenho do prefeito e do secretário municipal, principalmente pela doação do terreno para a construção da quadra em nossa escola”, enfatiza.

Mewes explicou que cada quadra leva 120 dias para estar concluída, com a construção do piso, cobertura, iluminação e colocação dos equipamentos. O superintendente ressalta o trabalho realizado em Castro. Para ele, o município é “referência na educação pelas ações estruturais que desenvolve”.

O prefeito Moacyr Elias Fadel Junior ressalta que desde o primeiro mandato batalha com os diretores e professores por melhoria nas escolas estaduais. “São seis quadras esportivas em que os adolescentes poderão praticar esporte e lazer”, observa.

SOCORRAM A NOSSA ESTAÇÃO FERROVIARIA

Nossa Estação Ferroviária de Castro está a mercê da ação do tempo, encontra-se em verdadeiro estado de abandono, nela existem goteiras e infiltrações.
O Vereador Gerson Sutil Pede urgência em sua restauração, pois trata-se de um ponto turístico da cidade, mesmo sendo patrimônio da união e não do nosso município ela torna-se um atrativo para as pessoas que visitam nossa cidade. SOCORRAM A NOSSA ESTAÇÃO FERROVIARIA

GERSON SUTIL, volta a pedir posto de Saúde em CASTROLANDA

A Colônia Castrolanda fica distante, aproximadamente 10km da cidade, e muitos pacientes precisam deslocar-se até os postos de saúde da cidade, muitas vezes de bicicletas, o que dificulta ainda mais. O atendimento odontológico também é necessário, principalmente para crianças que moram nessas localidades, serviços estes que podem ser realizados em parceria com a Escola Municipal e também com a própria Cooperativa Castrolanda, que também já demonstrou interesse em proporcionar este serviço para a comunidade.

Este pedido já foi solicitado através do Requerimento nº. 26/09, e a população pede novamente para que seja atendido, o Posto de Saúde também trará benefícios para a cidade, pois dividirá o atendimento, tendo em vista que atenderia as comunidades de Capão Alto, Ilha, Lagoa Preta, Colônia, Cruzo e Cunhaporanga, em especial os funcionários das fazendas destas localidades.


Vereador GERSON SUTIL e demais vereadores homenageiam Jhonathan César Flores Barros, Professor de Educação Física da Escola Municipal José Flygare Telles, pelo Prêmio recebido em Novembro de 2009 “Menção Honrosa – 4º Prêmio – Sucessores do Brasil”.
Este Professor merece nossos elogios e nossas considerações por sua empreitada educacional, que o levou a receber: 
“ O Prêmio Professores do Brasil 4ª Edição” no módulo “Menção Honrosa 4º Prêmio Sucessores do Brasil” 

promovido pelo Ministério da Educação (MEC), sendo ele o único escolhido do Paraná, tal prêmio vem nos congratular pela dedicação e preocupação em melhorar o ensino na cidade de Castro.
O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação, promovido juntamente com as instituições parceiras. O Prêmio foi instituído em 2005, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), e tem como objetivo reconhecer o mérito de professores das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica, por meio de experiências pedagógicas bem-sucedidas, criativas e inovadoras. O concurso consiste na seleção e premiação das melhores experiências pedagógicas desenvolvidas ou em desenvolvimento por professores das escolas públicas, em todas as etapas da educação básica e que, comprovadamente, tenham sido ou estejam sendo exitosas no enfrentamento de situações-problema, considerando as diretrizes propostas no Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.
“É importante reconhecer o trabalho dos professores das redes públicas que, no exercício da atividade docente, contribuam de forma relevante para a qualidade da educação básica nesta cidade, para que isso possa estimular a participação dos professores